Terceira edição do projeto Justiça no Cárcere do TJCE leva prestação jurisdicional ao IPPS

Compartilhe

As Varas de Execução Penal da Comarca de Fortaleza, em parceria com Ministério Público, Defensoria Pública e Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Ceará (OAB-CE), promovem a terceira edição do projeto Justiça no Cárcere. A ação concentrada será realizada de 23 a 25 de abril, no Instituto Penal Paulo Sarasate (IPPS), em Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza.

O titular da 3ª Vara de Execução Penal e corregedor de presídios, juiz Cézar Belmino Barbosa Evangelista, explicou que o objetivo é combater a morosidade processual e “aproximar o Poder Judiciário dos condenados, reconhecendo seus direitos e deveres”.

Durante as audiências, os magistrados vão avaliar quais presos têm direito a receber benefícios previstos em lei, como progressão de regime, concessão de livramento condicional ou indulto. Além disso, será entregue o atestado de pena a cumprir, conforme determina a Resolução nº 113/2010 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Haverá ainda encaminhamentos para cursos e oportunidades de emprego, por meio dos programas “Começar de Novo”, do CNJ, e da Coordenadoria de Inclusão Social do Preso e do Egresso, da Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado (Sejus).

O evento também conta com a colaboração da Vara de Penas Alternativas da capital e do Grupo de Auxílio para Redução do Congestionamento de Processos Judiciais da Comarca de Fortaleza.

Fonte: TJCE