TJ-BA aprecia 4 mil processos no Dia Nacional da Conciliação

Compartilhe

Cerca de quatro mil processos estão pautados, em Salvador, para solução em 8 de dezembro, o Dia Nacional da Conciliação, evento de âmbito nacional lançado pelo CNJ em agosto último, com a campanha "Conciliar é legal". No âmbito do TJ, os trabalhos envolverão perto de mil pessoas, entre juízes, conciliadores, digitadores e pessoal de apoio, com a participação das universidades 2 de Julho, FIB e Fabac, cedendo estagiários de Direito que serão treinados e receberão certificados.

O coordenador do evento, juiz Joséfison Oliveira, informou que estão sendo mantidas negociações, também, com o Conselho e Tribunal de Mediação, Conciliação e Arbitragem da Bahia e a Amap para a cessão de conciliadores voluntários. Além disso, foram contatados os principais demandantes das Varas Cíveis e demandados das Varas de Defesa do Consumidor (bancos e empresas de telefonia), que estão selecionando processos passíveis de acordo.

Outras providências tomadas dizem respeito à infra-estrutura com segurança pública, alimentação e limpeza nos locais de trabalho. Basicamente, eles serão realizados em 24 Varas Cíveis, duas de Defesa do Consumidor, uma de Registros Públicos, 14 de Família, além de 63 mesas em 12 Juizados Especiais. Cada uma das 187 mesas trabalhará com 21 processos. A maior parte da operação será concentrada no Fórum Ruy Barbosa, anexo Orlando Gomes e NAJ da Baixa dos Sapateiros. (Assessoria de Comunicação do TJ-BA)