Oitenta e sete processos serão julgados pela Justiça do Maranhão durante a I Semana Nacional do Tribunal do Júri, que acontece até a sexta-feira (21/3) em todo o país. Deste total, 65 serão realizadas no interior. A semana é coordenada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) por meio da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp).
O objetivo da Semana Nacional é realizar sessões plenárias do tribunal do júri em todas as unidades judiciárias, priorizando os processos de crimes dolosos contra a vida com denúncia recebida até 31 de dezembro de 2009. Todas as comarcas com competência para esse tipo de julgamento deverão, de acordo com a meta Enasp, promover o evento anualmente.
Para a corregedora-geral da Justiça, desembargadora Nelma Sarney, o Poder Judiciário do Maranhão está atento às mudanças sociais e têm dado respostas ao aumento da violência em todo Estado. “Temos uma magistratura atuante, que vem desenvolvendo um importante trabalho em cada canto do Maranhão. Mais uma vez tenho a certeza de poder contar com juízes e juízas comprometidos em levar justiça e paz social para toda a população maranhense”, afirmou Nelma Sarney.
Números – Em todo o Brasil, a expectativa é de que o número de julgamentos ultrapasse os 3 mil processos de homicídios dolosos, segundo o CNJ. Esse quantitativo tem base no levantamento realizado pelo Conselho junto aos tribunais de todo país.
Fonte: CGJ-MA