TJ-RR aumenta meta de conciliação

Compartilhe

O Tribunal de Justiça de Roraima (TJ-RR) ampliou a meta de atendimento e de audiências a serem realizadas no Dia Nacional da Conciliação, próxima sexta-feira, dia 08 de dezembro. O número de audiências passou de 524 para 574.

As audiências serão realizadas nos quatro Juizados Especiais Cíveis e Criminais da Capital, Vara Itinerante, nas duas Varas da Família e no Juizado da Infância e Juventude. No interior do Estado irão funcionar as Comarcas de Pacaraima, Rorainópolis, São Luis do Anauá, Caracaraí e Mucajaí.

O objetivo do mutirão é realizar audiências de conciliação em processos em tramitação visando buscar solução do conflito. A coordenadora dos Juizados Especiais e titular da Vara Itinerante, juíza Tânia Vasconcelos Dias, disse que a iniciativa é um mecanismo para agilizar os processos, embora aqui em Roraima, o trabalho de conciliação já aconteça há 10 anos, tendo como resultado a solução de mais de 23 mil processos.

A juíza Tânia Vasconcelos disse que foram convidados para participar do movimento a Defensoria Pública e o Ministério Público Estadual. "A participação das duas instituições é fundamental, porque possibilitará que a homologação dos acordos seja feita de imediato".

A expectativa do TJ é localizar todas as pessoas interessadas nos processos que foram escolhidos, para que sejam intimadas e compareçam no dia 08 de dezembro às audiências. "Que neste dia de feriado a gente possa estimular a conciliação entre elas (as partes) para que saiam com os dois conflitos resolvidos: o processual e o social". (Assessoria de Comunicação Social do TJ/RR)