A programação da Semana Nacional da Conciliação na Comarca de Rio Branco contou com uma atividade especialmente voltada para a futura geração de profissionais da área jurídica. O Tribunal de Justiça e a Escola Superior da Magistratura do Acre (Esmac) ofereceram o Workshop de Conciliação e Mediação para acadêmicos de Direito da Faculdade da Amazônia Ocidental (FAAO).
O propósito foi de integrar os estudantes e futuros profissionais do Direito no movimento pela conciliação e cultura da paz, disseminado em todo o País pelo Conselho Nacional de Justiça, com o apoio dos tribunais locais e regionais.
O curso foi realizado no plenário do Palácio da Justiça – Centro Cultural do TJAC, no Centro de Rio Branco. Ao final do workshop, os estudantes receberam um certificado de participação, equivalente a quatro horas de atividade extracurricular.
A atividade acadêmica foi aberta pela desembargadora Eva Evangelista, Diretora da Esmac, e conduzida pelas juízas de Direito Regina Longuini, Olívia Ribeiro e Mirla Cutrim.
Inovaçao– A iniciativa do workshop voltado para estudantes universitários é do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Poder Judiciário do Acre, órgão de apoio vinculado à Presidência do TJAC, voltado à implantação, desenvolvimento e aprimoramento da Política Judiciária Estadual de tratamento dos conflitos de interesses.
O objetivo é apresentar aos participantes um panorama sobre a conciliação e mediação no âmbito do Judiciário, reconhecidas hoje como técnicas mais adequadas para proporcionar a todos aqueles que vivenciam ou pretendem evitar uma situação conflituosa a alternativa de alcançar um entendimento satisfatório e célere, construído pelos próprios envolvidos na questão, sem a necessidade de submeter-se ao desgaste financeiro e emocional de um processo judicial.
Do TJAC