TJAM apresenta balanço da Conciliação

Compartilhe

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania, do Tribunal de Justiça do Amazonas, fechou os números da Semana de Conciliação 2011 de forma positiva. De 28 de novembro a 2 de dezembro – período de realização da semana – os valores dos acordos efetuados chegaram a R$ 139.741,37. O Centro realizou 577 atendimentos e designou 267 audiências. Destas, 233 foram realizadas, totalizando 54 acordos.

Com três conciliadores e seis servidores, o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania, somente no primeiro dia, fechou uma média de 70% de acordos.

Os números foram revelados pelo juiz Luiz Alberto de Aguiar Albuquerque, coordenador do Centro.

Durante Semana da Conciliação, conforme destacou o Luiz Alberto de Aguiar Albuquerque, coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania, passaram pelo Centro questões de “alta complexidade”, incluindo até erro médico.

“Nosso Centro tem apenas três meses de existência e nós não tínhamos demanda para justificar um volume maior de conciliações. Então, nos apropriamos dos processos do 8º Juizado Especial e do 16º. Aqueles processos que estavam agendados para 2012 nós antecipamos todos”, explicou o magistrado.

Luiz Alberto observou que no Centro existem muitos acordos que não têm valor pecuniário. “Aqui nem tudo é dinheiro”, disse.

Fonte: TJAM