Nesta quarta-feira (16/11), o Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) vai eleger a nova mesa diretora para o biênio 2012-2013. Por meio do edital 172/2011, publicado na edição da última quinta-feira (10/11) do Diário da Justiça Eletrônico, a presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Telma Britto, convoca os desembargadores para a sessão plenária extraordinária administrativa a ser realizada a partir das 8h30, quando serão realizadas as eleições para os cargos de direção do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia.
De acordo com o edital 170, publicado na edição do dia 1º de novembro, também do Diário da Justiça Eletrônico, estão inscritos e concorrerão para os cargos de direção os seguintes desembargadores:
Presidente: Lícia Carvalho, Mário Alberto Simões Hirs e Eserval Rocha
1º vice-presidente: Eserval Rocha, Sinésio Cabral Filho e Vera Lúcia Freire de Carvalho
2º vice-presidente: Eserval Rocha e Vera Lúcia Freire de Carvalho
Corregedor Geral de Justiça: Eserval Rocha e Sinésio Cabral Filho
Corregedor das Comarcas do Interior: Eserval Rocha e Sinésio Cabral Filho
O pleito será feito por cargo: inicialmente para a presidência, em seguida para a 1ª vice-presidência e assim sucessivamente. O voto é secreto. Em primeiro lugar, votam a atual presidente – desembargadora Telma Britto – e os demais membros da mesa diretora. Em seguida, acontece a chamada nominal, por ordem alfabética, dos demais desembargadores. Será considerado eleito, para qualquer cargo, aquele que obtiver a maioria absoluta dos votos.
Caso nenhum candidato alcance a votação necessária, será promovido novo pleito entre os dois mais votados, na mesma sessão. Em caso de novo empate, será eleito o de maior antiguidade. Concorrem à eleição, regida pela Resolução n.º 23, de 2009, os desembargadores mais antigos do Tribunal de Justiça, que podem concorrer a qualquer um dos cargos.
Coletiva de Imprensa
Após a eleição a Mesa Diretora eleita para o Biênio 2012-2013 estará disponível para coletiva de imprensa. A previsão é que a eleição tenha término às 11h do mesmo dia (16/11 – quarta-feira). A coletiva será feita por ordem de chegada das equipes.
Fonte: TJBA