TJBA retoma parceria com Fundação José Silveira no atendimento à saúde

Compartilhe

A parceria do Programa SER do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) com a Fundação José Silveira (FJS) está promovendo ações sociais e de saúde no interior do estado. Os serviços oferecidos para os servidores e para a população das regiões visitadas foram bem recebidos e obtiveram resultados positivos, o que estimulou a ampliação da presença da Fundação na Caravana SER para este ano.

As Feiras de Saúde, como são intitulados os programas de saúde da FJS, foram realizadas em 2012 juntamente com as visitas da Caravana SER nas cidades de Morro do Chapéu e Jequié. Foram disponibilizados atendimentos gratuitos de clínica médica, odontologia, exames de radiologia e mamografia, ginecologia, higiene bucal e oftalmologia, além de oficinas de nutrição para crianças e adultos, entre outras atividades. Os atendimentos de laboratório e imagem também foram realizados por meio do convênio entre a FJS e o Planserv.

A Caravana já conta com parceria das secretarias de saúde dos municípios visitados, os quais disponibilizam vacinas, medição de pressão arterial e de glicemia. Ao todo, o programa percorreu 108 cidades do interior da Bahia. Para a coordenadora da Caravana SER, a médica Jamile Ferraz, a presença da FJS é muito importante para o fortalecimento e ampliação dos atendimentos. “Eles dão suporte de determinados serviços que nós não dispomos como, por exemplo, equipamentos de ultrassonografia. Sem dúvida, é um enriquecimento para a Caravana”, ressaltou.

Ao conciliar a agenda da Caravana do Programa SER com a Feira de Saúde, a parceria, que teve início em maio de 2012, busca ampliar o atendimento médico aos servidores e à população do interior do estado. A fundação oferece equipamentos de saúde em suas unidades móveis e nas unidades fixas disponibilizadas pelo tribunal e a atuação de profissionais qualificados. Além de promover ações sociais e de saúde, a FJS auxilia o TJBA na realização de programas de qualidade de vida para os servidores. O tribunal, por sua vez, disponibiliza os locais para realização dos atendimentos e feiras de saúde e acompanha o serviço prestado aos servidores e à população.

A Caravana SER 2013 será iniciada em fevereiro e a previsão é de que 60 cidades baianas sejam visitas até agosto, na primeira etapa da programação. Até o fim de 2013, com o roteiro da segunda etapa do ano, o número de cidades visitadas deverá dobrar. A Fundação José Silveira já solicitou a programação das Caravanas para ampliar a parceria e levar mais atendimento de saúde ao interior do estado.

Fonte: TJBA