TJBA treina pessoal para o Dia Nacional da Conciliação

Compartilhe

Cerca de 90 digitadores que vão trabalhar sexta-feira (8/12) no Dia Nacional da Conciliação receberam treinamento ontem (6/12) no Fórum Ruy Barbosa, quando conheceram o sistema de informática que será utilizado no mutirão e questões operacionais, como segurança das informações e fornecimento de senhas.

Antes disso, foram treinados os conciliadores e houve uma reunião da coordenação com os supervisores. Para o coordenador, juiz Joséfison Oliveira, essas iniciativas fazem parte do esforço para que tudo saia bem durante o trabalho.

Ele informou que as últimas providências logísticas estão sendo tomadas. Está praticamente tudo pronto no Núcleo de Assistência Judiciária (NAJ), onde serão trabalhados 950 processos nas duas Varas de Defesa do Consumidor. Serão 40 mesas de conciliação, cada uma delas com 21 processos, especialmente das empresas mais demandadas, formadas por bancos e companhias de telefone. Outras quatro mesas cuidarão de processos do 1º Juizado Especial Cível de Defesa do Consumidor, com a média de 28 processos por mesa.

A coordenadora do NAJ, Haline Magalhães, esteve essa semana envolvida com os últimos preparativos dos postos de trabalho e com a composição de duas salas, uma delas em que o presidente Benito Figueiredo e a ministra do STJ Fátima Nancy Andrighi participarão da teleconferência com a presidente do STF e do CNJ, ministra Ellen Gracie. A outra será destinada à imprensa. Sexta-feira (8), o expediente do mutirão será das 9 às 17 horas.

Onze mil pessoas devem passar pelo Fórum

No Fórum Ruy Barbosa e no anexo Professor Orlando Gomes circularão, sexta-feira (8/12), cerca de 11 mil pessoas a partir das 8 horas. Elas irão participar das audiências das seis Varas Cíveis, 19 de Família, no Núcleo de Conciliação Prévia e na Vara de Registros públicos. No anexo, funcionarão as Varas Cíveis da 1ª à 20ª.

Vão trabalhar nas 89 mesas de conciliação 73 juízes e 12 promotores, além de conciliadores e digitadores, compostos por estudantes universitários. Para manter a segurança, foi solicitado reforço para o Corpo da Guarda. No total, trabalharão no mutirão em Salvador cerca de mil pessoas, atendendo a um público estimado em 24 mil pessoas nos diversos locais de atendimento.

Camaçari fez mutirão

Antecipando as iniciativas do mutirão, sexta-feira (8/12), do Dia Nacional da Conciliação, a Comarca de Camaçari fez mutirão no último dia 30 de audiências de conciliação da 2ª Vara Cível. O trabalho foi realizado pela juíza Mary Angélica Coelho, com o auxílio da juíza substituta Camila Belinetti, e alcançou a marca de 45 audiências realizadas, dentre ações cíveis e de família. (Assessoria de Comunicação Social do TJBA).