TJDFT abre inscrições para as Jornadas Luso-Brasileiras

Compartilhe

O Tribunal de Justiça do DF abriu a partir desta quinta-feira (3/11) as inscrições para a 1ª Etapa das Jornadas Luso-Brasileiras com o tema “Passado, presente e futuro da jurisdição”, que acontecerá no TJDFT nos dias 30 de novembro, 1º e 2 de dezembro. O objetivo do evento é tornar efetiva a interação e a cooperação entre os magistrados de países de língua portuguesa, por meio do diálogo, e discutir questões comuns para consolidar os valores do Estado de direito democrático nesses espaços nacionais.

O evento está sendo realizado pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios em parceria com a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e foi estruturado de forma a transmitir o conteúdo por meio da exposição temática dos assuntos, contextualizando os temas abordados, seguido de espaço para o diálogo com os profissionais participantes. Durante o evento, serão abordados temas como “O Patrimônio Histórico das Justiças Portuguesa e Brasileira”, o “Futuro da Jurisdição” e “A Intervenção dos Juízes no Espaço Internacional e Lusofonia”

Poderão participar magistrados e servidores do TJDFT, dos Tribunais Estaduais indicados pela AMB, dos Tribunais Superiores e dos países de língua portuguesa como Portugal, Moçambique, Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, São Tomé e Príncipe, Timor Leste e Macau, além de conselheiros do CNJ e diretores das escolas estaduais de magistratura.

A globalização, vista sob o prisma da diminuição das distâncias entre os povos e da derrubada das barreiras imagináveis entre os países, intensificou-se vertiginosamente durante o século XX. Nesse contexto, a integração e a união de países com similar tradição histórica podem traduzir-se em fortalecimento concreto e construtivo para a solução de problemas comuns, pois traz à pauta um amplo repertório de modelos bem sucedidos implantados em cada nação participante.

Assim, as Jornadas Luso-Brasileiras são uma oportunidade de trocar experiências diante das complexas situações apresentadas pelas sociedades modernas e da litigiosidade imanente às relações humanas, além de representar um importante momento de encontros entre países e pessoas que têm a língua e os valores históricos como tronco comum. O evento acontece no Auditório Sepúlveda Pertence do TJDFT e as inscrições poderão ser feitas pelo site do Tribunal, na página do Instituto Ministro Luiz Vicente Cernicchiaro.

Fonte: TJDFT