O Tribunal de Justiça do DF (TJDFT) conquistou o 2º lugar no relatório de desempenho dos Tribunais de Justiça Estaduais referente à Tecnologia da Informação – TI conferido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Para atingir esse resultado, o Tribunal vem dando cumprimento à resolução 90/2009, que dispõe sobre os requisitos de nivelamento de tecnologia da informação no âmbito do Poder Judiciário.
Para avaliar os tribunais, o CNJ colheu informações das áreas de Tecnologia da Informação de todos os Tribunais através do questionário de Governança de TI 2011, acessado por meio do seu sítio eletrônico.
Os tribunais foram avaliados com base nos seguintes quesitos: 1) Tecnologia; 2) Força de Trabalho Total Mínima de TIC; 3) Processos de automação; 4) Governança de TC e Capacitação do Pessoal Técnico. Segundo os critérios definidos pelo CNJ para a classificação geral dos tribunais no Desempenho por Porte, o TJDFT conquistou a 5ª posição, num total de 91. Na esfera estadual, o TJDFT foi classificado em 2º lugar, ficando atrás apenas do Rio de Janeiro.
Equipamentos e servidores – No quesito “Tecnologia” foram levados em conta aspectos como “idade média” das impressoras, dos micros, dos scanners e dos servidores, bem como a quantidade de cada um desses equipamentos no TJDFT. Foi levado em conta também o total de micros versus o número de usuários de TI. A velocidade do link de acesso à internet também foi considerada, o que resultou no Percentual de 18,71% obtido pelo TJDFT no quesito “Tecnologia”.
Quanto ao quesito “Governança de TI”, o CNJ quis saber, entre outras coisas, se o Tribunal tem um plano anual de capacitação nas áreas de gestão e governança de TI. O CNJ quis saber ainda se há planejamento estratégico para a área de TI em vigor e se existe política de segurança da informação atualizada. Assim, alcançou o percentual de 18,2% no quesito “Governança de TI”.
Segurança da informação – O item “Capacitação” também teve um peso muito importante. O CNJ pesquisou se existe, no TJDFT, pessoal de TIC capacitado em “Certificação Digital” e “Segurança da Informação”, entre outros. Dessa forma, ao avaliar o quesito “Capacitação” atribuiu ao Tribunal o percentual de 13,75%. Já com relação ao item “Força de Trabalho Mínima”, o TJDFT foi considerado apto. No tribunal, para um total de 8.745 usuários de TI, existem 342 servidores, quando a média exigida pelo CNJ é de 150 profissionais do quadro permanente para 5 a 10 mil usuários de TI.
Para alcançar esses resultados, o Tribunal vem implementando medidas importantes, como o Pacote de Ações “SETI Inovação”, lançado em maio do ano passado, com o slogan “Soluções para o seu Tempo”. O objetivo é atualizar a infraestrutura das unidades do TJDFT e estreitar o relacionamento com o usuário de tecnologia. O TJDFT pretende, com o “SETI Inovação”, contribuir para a melhoria e eficiência na prestação dos serviços oferecidos pela Justiça do DF.
Fonte: TJDFT