TJDFT anuncia construção do “Fórum de Família”

Compartilhe

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) vai iniciar a construção de mais uma unidade judicial. Trata-se do “Fórum de Família”, prédio que será construído no complexo onde está instalado o Fórum Desembargador José Júlio Leal Fagundes, próximo à estação Parkshopping do metrô. O novo prédio terá uma área edificada de 6.168,00 m² e sua construção seguirá os mesmos moldes dos edifícios já instalados no complexo. Serão quatro pavimentos, sendo três pavimentos superiores e um subsolo com aproximadamente 50 vagas de garagem.

Além de descongestionar o Bloco B do Fórum de Brasília (onde atualmente estão instaladas sete Varas de Família), a construção de um prédio próprio para processar as ações relativas ao tema teve como objetivo oferecer um tratamento especializado aos jurisdicionados, criando um ambiente específico para os menores envolvidos nas causas em questão.

Audiências e oitivas – A unidade irá abrigar todas as Varas de Família de Brasília, a Defensoria e o Ministério Público – que embora já instalados no complexo, receberão ambiente próprio no referido edifício – bem como um espaço lúdico para as crianças permanecerem enquanto se desenvolvem as audiências e também uma sala especial para a oitiva de menores.

O projeto corresponde a um processo pioneiro em obras do Poder Judiciário, para acolhimento e tratamentos de lides em varas dessa natureza. A PB Construções e Comércio Ltda foi a vencedora da licitação, cujo resultado foi homologado no último dia 15 de setembro. O valor total contratado foi de R$ 9.732.452,21 e, uma vez iniciado, o prazo previsto para o término da obra é de oito meses.

Do TJDFT