O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios por meio da Ouvidoria-Geral recebeu nesta quarta-feira, 11/5, o Certificado de Conformidade ISO 9001:2008. Para atingir as exigências, foi necessário melhorar ainda mais o acolhimento, sistematização e tratamento das percepções dos usuários quanto aos serviços prestados. Essa é a segunda certificação que garante a qualidade do serviço prestado pelo TJDFT. A solenidade contou com a presença do Presidente do TJDFT, Desembargador Otávio Augusto Barbosa; do Vice-presidente, Desembargador Dácio Vieira; do Corregedor, Desembargador Sergio Bittencourt; do Ouvidor, Desembargador Hermenegíldo Gonçalves; do Secretário-Geral, Guilherme Juliano; do Gerente do Instituo Falcão Bauer, Albano Alves; do Coordenador do Núcleo da Qualidade, Elvio Costa; de magistrados, gestores e servidores do Tribunal.
Ao receber a Certificação das mãos do representante da empresa certificadora, o Desembargador Otavio Augusto Barbosa destacou o orgulho de fazer parte de um Tribunal que mantém uma prestação de serviço de excelência: “Temos em nosso Tribunal diversos setores que operam com o máximo de eficiência”, disse.
Durante a solenidade, o Ouvidor-Geral, Desembargador Hermenegildo Gonçalves, agradeceu o empenho dos servidores da Ouvidoria e ressaltou a importância em manter esse canal de relacionamento com a sociedade: “A ouvidoria é como uma janela onde todos respiram transparência”, resumiu o magistrado.
A recomendação partiu do Instituto Falcão Bauer da Qualidade, empresa certificadora do ISO, após as auditorias realizadas no setor. Para alcançar a meta, servidores e gestores da Ouvidoria foram capacitados por meio de seminários e a partir da análise dos indicadores de satisfação e conformidade. Puderam conhecer de perto a interpretação da Norma ABNT NBR ISO 9001:2008 e se prepararam para as auditorias.
Em março deste ano foram finalizadas as últimas auditorias que verificaram a extensão da certificação do Sistema da Qualidade do ISO 9001 à Ouvidoria do TJDFT e, ao mesmo tempo, foi avaliada a manutenção da certificação ISO recebida pela SEJU nos processos da 2ª Instância – protocolização, montagem, autuação e distribuição de Mandados de Segurança e Habeas Corpus originários, Apelação Cível e Apelação Criminal em grau de recurso, já recebido pelo Tribunal.
O projeto de implantação do Sistema de Gestão da Qualidade com certificação ABNT NBR ISO 9001:2008 tinha como objetivo implementar um Sistema de Gestão da Qualidade em relação às duas rotinas específicas da 2ª Instância (Recurso e Feito Originário), a fim de atender aos requisitos da norma. Assim, a Secretaria Judiciária foi dotada de mecanismos eficientes e eficazes na implantação e manutenção da Gestão da Qualidade.
A expressão ISO 9000 envolve um grupo de normas técnicas que estabelecem um modelo de gestão da qualidade para organizações. As ações para conquista do ISO possibilitaram melhorias nos processos de trabalho e, ao final, houve maior celeridade na prestação dos serviços e redução de desgaste físico e emocional dos servidores.
Fonte: Assessoria de Comunicação do TJDFT