TJDFT inicia parceria com empresas para estimular a conciliação

  • Categoria do post:Notícias CNJ
Compartilhe

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) ofereceu palestra sobre noções básicas em conciliação e resolução de conflitos para prepostos da VIVO. A iniciativa faz parte de uma parceria pioneira entre o TJDFT e a empresa objetivando a ênfase na busca da conciliação. A palestra é uma ação da Corregedoria de Justiça em conjunto com a Central de Conciliação dos Juizados Especiais Cíveis de Brasília.

A proposta do TJDFT é firmar parceria com representantes de diversas empresas e, por meio de palestras, firmarem parcerias com o objetivo de priorizar a auto-composição e oferecer ao jurisdicionado um melhor atendimento. Para isso a Central de Conciliação já estabeleceu contatos com empresas de telefonia e empresas aéreas. A ideia é repassar técnicas que os auxiliem nas negociações com os jurisdicionados, uma vez que são as partes que detém o poder decisório em uma sessão de conciliação, sendo o conciliador apenas um facilitador dessas negociações.

 
A primeira a participar do projeto é a Vivo, com 13 participantes. A operadora do setor de telefonia móvel estima resultados ainda mais satisfatórios em suas ações e espera com a parceria ampliar a capacitação técnica de seus prepostos e permitir o aprimoramento de sua atuação com vistas a contribuir com um alto índice de conciliação nas demandas judiciais. 

Entre as questões abordadas na palestra, destacam-se os métodos para composição de conflitos, formas para o estabelecimento de uma comunicação conciliatória, habilidades/técnicas de negociação, postura das partes (conciliador, autor e réu) em audiência e formulação e apresentação da proposta de acordo. 

A palestra foi ministrada pela servidora do TJDFT, Simone de Almeida Ribeiro Bastos, bacharel em direito, MBA em Marketing e Controle Interno, com mestrado em resolução de conflitos e mediação pela universidade de León. A servidora é palestrante nos cursos na Escola de Administração Judiciária do TJDFT- Instituto Ministro Luiz Vicente Cernicchiaro e no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), nas áreas de conciliação e mediação. 

Outras empresas interessadas em aderir à ação do TJDFT podem entrar em contato com a Coordenação da Central de Conciliação dos Juizados Especiais Cíveis de Brasília pelo telefone 3103-1792, com Maria Alitta.

Fonte: TJDFT