O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) realiza até o dia 1º de julho a 2ª Semana de Conciliação de 2011. A exemplo da 1ª Semana de Conciliação de 2011, em maio deste ano, a 2ª edição do evento também tem como objetivo promover e estimular a resolução pacífica de conflitos, por meio do diálogo. Focando a realização de audiências em ações específicas, desta vez é o Banco de Brasília que figura como parte em todos os 760 processos nos quais se pretende alcançar a conciliação.
No decorrer de toda a semana, juízes, conciliadores, defensores, servidores e voluntários estarão participando ativamente de audiências que visam pôr fim a processos de execução, embargos à execução e ações revisionais envolvendo o Banco de Brasília. Esta é a primeira vez que o BRB participa dos mutirões promovidos pelo Tribunal com este fim, o que pode contribuir para a redução dos feitos em tramitação nas Varas da Fazenda Pública.
O TJDFT realiza mutirões de conciliação com sucesso desde 2003. Desde então, a Corregedoria da Justiça do DF tem buscado aperfeiçoar a execução e a definição de procedimentos para realização dos mutirões.
Somente na 1ª Semana de Conciliação neste ano, foram realizadas 910 audiências, tendo se obtido 71% de acordos. Com isso, além de desafogar as Varas Cíveis e da Fazenda Pública, a iniciativa contribui para o cumprimento das Metas do Judiciário que buscam dar celeridade e efetividade à Justiça.
Fonte: TJDFT