TJPA elege novo corpo diretivo para biênio

Compartilhe

O Pleno do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) elegeu a desembargadora Luzia Nadja Nascimento a nova presidente do Judiciário paraense para o biênio 2013/2014, em sessão plenária realizada com a presença dos 29 desembargadores que atualmente compõem a Corte. Também foram eleitos o desembargador Cláudio Montalvão para a vice-presidência; o desembargador Ronaldo Valle para a Corregedoria de Justiça das Comarcas da Região Metropolitana de Belém; e a desembargadora Maria de Nazaré Saavedra para a Corregedoria das Comarcas do Interior.

Já os desembargadores Vânia Silveira, Helena Dorneles, Roberto Moura e Vera Araújo foram eleitos para integrar o Conselho da Magistratura, que ainda é composto pelo presidente, vice-presidente e corregedores, que são membros natos. O novo corpo diretivo do TJPA tomará posse no primeiro dia útil de fevereiro do próximo ano.

Os eleitos substituirão a gestão do biênio a expirar, presidido pela desembargadora Raimunda Gomes Noronha, tendo na vice-presidência a desembargadora Eliana Abufaiad, e nas Corregedorias as desembargadoras Dahil Paraense de Souza, das Comarcas da Região Metropolitana, e Maria de Nazaré Gouveia, das Comarcas do Interior. As magistradas também compõem o Conselho da Magistratura, juntamente com os desembargadores Maria de Nazaré Saavedra Guimarães, Leonam Gondim da Cruz Junior, Gleide Pereira Moura e José Maria Teixeira do Rosário.

O processo eleitoral observou o ritual regimental e contou com a participação dos 29 desembargadores que atualmente compõem a Corte, estando aberta a 30ª vaga, decorrente da aposentadoria da desembargadora Maria do Carmo Araújo Silva, a ser preenchida pelo critério de merecimento. Os candidatos aos diferentes cargos diretivos do TJPA se autoapresentaram após a abertura da sessão plenária, sendo procedida na sequência a votação para cada um desses cargos, através de cédula única

Trajetória – A presidente eleita do TJPA ingressou no Judiciário por meio de Decreto Governamental, de 24/03/2003, ocupando vaga correspondente ao quinto constitucional, como membro do Ministério Público,  tendo sido empossada em 08/04/2003.

A magistrada já integrou o Conselho da Magistratura e foi Corregedora de Justiça da Região Metropolitana de Belém, no biênio 2007/2008. Além disso, foi presidente da Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional do Estado do Pará e atual gestora do Sistema de Gestão de Processos Judiciais (Libra). Também integrou várias comissões,  como a de Informática e a Comissão do Concurso Público (2006), e a Comissão de Organização Judiciária e Regimento, Assuntos Administrativos e Legislativos (2007).

Luzia Nadja ressaltou que deseja a participação de todos os desembargadores em sua gestão, destacando que o mais importante é beneficiar os jurisdicionados, prestando-lhes serviços de qualidade. A magistrada também dará atenção especial à área de Tecnologia da Informação, que já vem recebendo investimentos desde gestões passadas. “Quero fazer uma gestão direcionada para os nossos jurisdicionados”, afirmou.

Do TJPA