TJPE fará mutirão do tribunal do Júri em outubro

Compartilhe

O presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, desembargador Jones Figueirêdo, anunciou nesta quinta-feira (17/09) que, em outubro deste ano, será realizado o Mutirão do Tribunal do Júri no estado, uma força tarefa destacada para julgar processos de réus presos, soltos e foragidos acusados de cometerem crimes contra a vida.

A iniciativa é uma resposta à Recomendação nº 24 do CNJ, publicada no mês de agosto deste ano. O documento aconselha juízes e tribunais a realizar mutirão para instrução e julgamento de processos criminais e sessões de julgamento do Tribunal do Júri. Seis juízes já foram designados para coordenar o evento.

O TJPE irá deslocar magistrados para trabalharem como juízes auxiliares em todo o Estado. “Há juizes titulares de Varas do Tribunal do Júri que acumulam mais de três mil processos. O mutirão é uma providência pioneira no país em resposta à necessidade de uma ação rápida e efetiva em relação a crimes de gravidade inquestionável”, explicou o desembargador .

Serão envolvidas no projeto as quatro Varas do Tribunal do Júri da Capital, de Jaboatão dos Guararapes e Igarassu, onde estão registrados os maiores números de processos acumulados. Para eliminar esse estoque de ações criminais, o Mutirão terá sessões do Júri diárias e até simultâneas.

 

Fonte:TJPE