TJRJ convida população para o Dia Nacional da Conciliação

O presidente do Tribunal de Justiça do Rio, desembargador Sergio Cavalieri Filho, convidou magistrados, serventuários e a população em geral para participarem do Dia Nacional da Conciliação (8 de dezembro), organizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em todo país. Das 9h às 16h, juízes do TJRJ realizarão audiências nos 1º, 2º, 3º, 7º, 21º e 27º Juizados Especiais Cíveis, localizados no Fórum Central, na Avenida Erasmo Braga, 115.

Cada um dos juizados fará 75 audiências, totalizando 450. As partes já estão sendo intimadas pelos respectivos Juizados e cartazes e folders sobre o Movimento pela Conciliação foram distribuídos pelos Fóruns da Capital e do interior do Estado. De janeiro a outubro deste ano, os Juizados Especiais Cíveis do Rio realizaram 424.754 audiências, sendo 229.690 de conciliação.

O Dia Nacional da Conciliação foi lançado pelo CNJ em agosto e acontecerá na mesma data em que se comemora o Dia da Justiça. Segundo o CNJ, o Movimento pela Conciliação pretende “difundir um meio alternativo de resolução de conflitos em que as partes confiam a uma terceira pessoa (neutra), o conciliador, a função de aproximá-las e orientá-las na construção de um acordo”.

O Aviso de nº 52/2006, do presidente do TJRJ, foi publicado no Diário Oficial do Judiciário Estadual, na última semana. Os coordenadores do movimento no TJRJ são os juízes José Guilherme Vasi Werner e Luiz Eduardo de Castro Neves. (Assessoria de Imprensa do TJRJ)

Deixe um comentário