TJSP participa da Semana Nacional de Conciliação

 

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo participa mais uma vez da Semana Nacional de Conciliação, entre os dias 3 e 8 de dezembro. A iniciativa é do Conselho Nacional de Justiça e tem por objetivo reduzir o número de processos em andamento no Poder Judiciário.

Para tanto representantes do Tribunal e das empresas que são parte na grande maioria processos em andamento se reuniram para tratar dos detalhes das audiências. No encontro as empresas (principalmente dos setores de seguros, bancário e de telefonia) se comprometeram a participar do evento com propostas especiais de conciliação.

Essas empresas enviaram à Secretaria da 1ª Instância uma relação de processos em que vislumbram maior possibilidade de acordos, que atingem um total de pouco mais de 16 mil processos, sendo 8.746 processos em tramitação na capital e 7.729 no interior do Estado.

Além da capital, o mutirão estará sendo realizado em outras 96 cidades do interior de São Paulo, onde a grande maioria das audiências acontecerá durante o período da manhã, entre os dias 3 e 7 de dezembro, exceção feita a Campinas que realizará audiências também no dia 8.

Somente no Fórum João Mendes Júnior, onde estão previstas cerca de 2.500 audiências apenas no dia 8, estarão envolvidos no evento 234 conciliadores, 250 funcionários e 10 juízes.

A coordenação do mutirão está a cargo dos juízes Carmem Lúcia da Silva e Ricardo Cunha Chimenti, da Corregedoria Geral da Justiça.

Segunda Instância da Justiça paulista participa de mutirão de conciliação – Além das 16 mil audiências de 1ª instância programadas pelo Tribunal de Justiça de São Paulo para a Semana Nacional de Conciliação, o TJSP acaba de definir a participação dos desembargadores na iniciativa, com a realização de 100 audiências de 2ª instância no dia 8/12 – Dia da Justiça. São processos de apelação que aguardam julgamento em que as partes já manifestaram interesse de entrarem em acordo. Os advogados dos processos estão sendo notificados do horário das audiências.

A Semana Nacional de Conciliação será realizada ao longo da próxima semana (3 a 8/12) em todo o país. A iniciativa é do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e tem por objetivo reduzir o número de processos em andamento no Poder Judiciário. Além da capital, o mutirão atingirá outras 96 cidades de São Paulo.

Representantes do tribunal e das empresas que são parte na grande maioria processos em andamento já se reuniram para tratar dos detalhes das audiências. No encontro as empresas (principalmente dos setores de seguros, bancário e de telefonia) se comprometeram a participar do evento com propostas especiais de conciliação.

Confirmaram participação os bancos Real-ABN Anro, BV Financeira, GE, Santander, HSBC, Itaú e Unibanco, as empresas públicas Eletropaulo e Sabesp,  as empresas de telefonia Vivo, Motorola, Telefônica, Tim e BCP, a Fenaseg (Federação Nacional das Seguradoras) e o consórcio Remaza.

(Assessoria de Imprensa TJSP)

Deixe um comentário