Tocantins se prepara para Dia Nacional da Conciliação

Compartilhe

Já está tudo pronto para o Dia Nacional da Conciliação no Tocantins, marcado para o dia 8 de dezembro. As audiências acontecerão nas três maiores comarcas do Estado (Palmas, Araguaína e Gurupi) e mobilizarão um grande número de juízes, servidores, conciliadores e pessoal de apoio.

Foram selecionados mais de 1.274 processos e 72 conciliadores, provenientes dos Juizados Especiais, Varas Cíveis e Varas de Família. Em alguns juizados da capital e interior os processos que derem entrada até o final de novembro, também terão suas audiências conciliatórias marcadas para o dia 8.

Na capital, Palmas, 13 juízes se mobilizam para a realização de 556 audiências, em 27 bancas de conciliação, que acontecerão na sede do Fórum. Em Araguaína, a meta é realizar 600 audiências e os locais definidos são as dependências do Fórum local, o Anexo do Fórum e a sede dos Juizados Especiais. Todos os juízes da comarca estarão participando.

A juíza Edilene Natário, de Gurupi, tem feito reuniões com os magistrados para estabelecer metas para a campanha e esclarecer a necessidade da participação de todos. E a medida surgiu efeito. Todos os 12 juízes da comarca farão parte do movimento, bem como seus assistentes, conciliadores e voluntários, conquistados através de parcerias com a Universidade de Gurupi (UNIRG).

Para o coordenador do Dia Nacional da Conciliação no Tocantins, juiz Luiz Otávio de Queiroz Fraz, a idéia é justamente essa, de atrair parceiros junto as Universidades, com os acadêmicos dos cursos de direito, Conselhos de Psicologia, Serviço Social e entidades civis. “Com o apoio importante dos juristas e dos parceiros que atuam como conciliadores conseguiremos mudar a cultura do litígio para a cultura da conciliação”, diz Fraz.

O Movimento pela Conciliação no Estado, tem recebido apoio de diversas entidades e veículos de comunicação, entre eles o Conselho Regional de Psicologia, Conselho Regional de Serviço Social, Organizações Jaime Câmara – TV Anhanguera, Rede Sat – Tocantins, Rádio Palmas FM e Universidades. (Assessoria de Comunicação TJ-TO)