O presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, disse que a Rede Globo de Televisão é uma emissora comprometida em mostrar a história do Brasil para brasileiros.
A avaliação do ministro foi feita nesta sexta-feira (26/4) no Senado Federal, durante sessão solene realizada em comemoração ao 54º aniversário da Rede Globo de Televisão.
Dias Toffoli também destacou a importância da dramaturgia criada, desenvolvida e disseminada pela emissora, destacando a qualidade e a variedade das novelas e por sua contribuição na construção da identidade nacional. “Mais que contar nossa história, a dramaturgia exporta nossa história e dá uma identidade ao brasileiro e autoestima à nação”, disse.
Para o ministro, o Brasil é um país desigual, em que a maioria dos brasileiros não têm condições de ir ao cinema ou ter assinatura de canais fechados de tevê Por isso, é por meio da Rede Globo que milhões de pessoas têm acesso a uma programação de entretenimento e jornalismo.
Ao fazer referência à qualidade dos programas, o presidente do STF disse, sem a emissora – com o espaço que ocupa -, os brasileiros estariam assistindo programas enlatados produzidos em outros países.
Sobre a programação jornalística, Dias Toffoli comentou que a Rede Globo é uma emissora que defende a liberdade de imprensa. Ele também destacou a importância de combate a falsas narrativas transvertidas de notícias. “O STF sempre garantiu essa liberdade de imprensa e de expressão. E temos de estar atentos contra as notícias fraudulentas e sei que a Rede Globo também trabalha isso em seu jornalismo, mostrando o que é verdadeiro.”
A sessão solene no Senado em comemoração à emissora foi realizada a partir de um requerimento apresentado pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede/AP).
Agência CNJ de Notícias