TRE da Bahia realizará testes no sistema de registro de candidaturas

Compartilhe

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) realiza, a partir desta segunda-feira (9/4), testes diversos no sistema de registro de candidaturas. As simulações serão realizadas até sexta-feira (13/4), na sede do tribunal baiano, com equipes do TSE e de mais sete regionais. O objetivo é preparar o sistema para as eleições. Na prática, a Bahia sedia a primeira etapa de testes do sistema de registro de candidaturas utilizados pela Justiça Eleitoral. Os testes de campo servirão para avaliar o uso dos sistemas pelos tribunais regionais eleitorais já como um preparativo para a fase de registro de candidaturas nas eleições deste ano.

Os procedimentos serão realizados na sala de treinamento em informática do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), com a presença de equipes de mais sete TREs, além de técnicos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que coordenará os trabalhos. Serão observados, por meio de operações simuladas de registro de candidaturas, o desempenho nos sistemas CANDEX, CAND e HE.

Objetivo

O objetivo é avaliar o comportamento dos sistemas buscando aperfeiçoá-los para prevenir erros e dar mais celeridade à fase de registro de candidaturas, que começa a partir de 10 junho para as agremiações que já tenham passado pela convenção partidária.  Participarão dos testes, além do TSE e do TRE baiano, os TREs da Paraíba, Minas Gerais, Alagoas, Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe.

O CANDEX é o sistema utilizado pelos partidos políticos para dar entrada no registro de candidaturas junto ao Protocolo do TRE. O CAND responde pelo procedimento interno de recebimento das candidaturas. O HE é o sistema que realiza procedimentos como sorteio e distribuição do horário eleitoral entre os partidos.  As simulações têm ainda o objetivo de analisar a performance destes sistemas em integração com o VVFOTO (sistema de recebimento de fotos de candidatos) e o SADP (programa de movimentação processual dos TREs).

Fonte: TRE-BA