TRF 1 conhece modelo de conciliação do DF

Compartilhe

O Tribunal Regional Federal da 1ª. Região (TRF 1) e o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) trocaram experiências sobre o modelo de mediação e conciliação observado atualmente no Judiciário do DF. Na última quinta-feira (5/7), o desembargador Lecir Manoel da Luz, 2º Vice-Presidente do TJDFT, o coordenador do Núcleo Permanente de Mediação e Conciliação do referido tribunal – NUPEMEC, Marcelo Girade, e a coordenadora da Assessoria da 2ª Vice-Presidência, Elisa Jordão, receberam a Juíza Federal da 1ª Região, Gilda Maria Carneiro Sigmaringa Seixas, Diretora do Fórum do TRF e Coordenadora do Núcleo de Conciliação da sessão judiciária de Brasília e o diretor administrativo da Justiça Federal, Erico de Souza Santos.

 A Juíza e o Diretor da Justiça Federal foram ao TJDFT para conhecer o modelo de mediação e conciliação e, também, o modelo de treinamento implantado pelo NUPEMEC. Na ocasião, visitaram as instalações do NUPEMEC, do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Brasília – CEJUSC/BSB, as salas para mediação e a sala para realização de cursos de conciliação.

Durante a visita, os magistrados trocaram experiências sobre conciliação e vislumbraram uma futura parceria de cooperação técnica entre o TJDFT e o TRF. A Juíza Gilda elogiou o espaço físico destinado a conciliação e mediação e o trabalho realizado no Tribunal. “Estou muito satisfeita em conhecer as experiências do TJDFT. Achei excelente o trabalho.”, declarou.

O NUPEMEC e o CEJUSC/BSB estão localizados no 10º andar do Bloco “A” e realizam Semanas de Conciliação periodicamente. A última Semana aconteceu de 25 a 29/6, alcançando o percentual de 65,57% acordos realizados, 702 pessoas foram atendidas e o montante negociado foi de R$ 1.256.610,46.

Do TJDFT