Tribunais se capacitarão em auditoria de contratos de TI

Compartilhe

Profissionais da área de controle interno dos Tribunais de Justiça estarão reunidos de 9 a 13 de abril, em Brasília, para o Curso de Capacitação de Auditoria em Contratos de Tecnologia da Informação (TI). A capacitação foi organizada pela Secretaria de Controle Interno (SCI), do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com o Tribunal de Contas da União (TCU). O curso terá a aula de abertura na sala da 1ª. turma do Supremo Tribunal Federal, Anexo II-B. As demais aulas, no entanto, serão ministradas no Instituto Serzedelo Corrêa, no TCU.

A abertura do evento contará com a presença do presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Cezar Peluso, do presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Benjamin Zymler, e do ministro do TCU, Augusto Sherman. No primeiro dia do evento as palestras serão destinadas aos diretores gerais  e gestores da área de tecnologia da informação, além dos servidores das áreas de controle interno. Eles terão oportunidade de debater a importância da governança e do planejamento nas contratações de TI.

A partir de 10 de abril, participam do curso apenas os representantes da área de controle interno dos tribunais. As aulas serão ministradas por auditores do Tribunal de Contas da União (TCU) abordando pontos relacionados às fases da auditoria de TI; capacitação e composição das equipes de auditoria; metodologia utilizada pelo TCU em seus trabalhos e análise dos padrões nacionais e internacionais de auditoria nesta área. A programação prevê ainda a apresentação de estudos de caso.

Ao final dos trabalhos os participantes terão elaborado um planejamento com pontos que devem ser abordados em uma auditoria de TI.

Esta iniciativa faz parte do programa de capacitação para fortalecimento dos controles internos do poder judiciário, elaborado pela SCI e aprovado em 2011 pelo presidente do CNJ. “A proposta deste programa é disseminar para os tribunais de justiça conhecimentos  em  auditoria que  os auxiliem no exercício das funções de controle interno e possibilitem a realização periódica desses trabalhos.” explicou a secretária de Controle Interno do CNJ, Sílvia Caldas Ferreira.

Capacitação – Em outubro de 2011, gestores de controle interno dos tribunais participaram, em Brasília, do primeiro curso de auditoria em folha de pagamento que contou com palestras de membros do TCU e da Controladoria-Geral da União (CGU). Depois do treinamento, eles participaram de uma auditoria simultânea em folha de pagamento na qual puderam aplicar os conhecimentos adquiridos. Ainda neste ano, está prevista uma capacitação para auditoria em terceirização de serviços.

Patrícia Costa
Agência CNJ de Notícias