Realizada no gabinete da Presidência, no Palácio Clóvis Bevilácqua, a reunião contou com a presença da presidente da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJMA, desembargadora Ângela Salazar. Com a medida, o tribunal adere à campanha nacional de iniciativa do Supremo Tribunal federal (STF), denominada “Justiça pela Paz em Casa”, proposta em reunião com a vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Carmen Lúcia, para o mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher.
O evento, que ocorrerá no período de 9 a 13 de março deste ano em todo território nacional, vai mobilizar toda a rede de atendimento à mulher vítima de violência para uma ação conjunta envolvendo a Corregedoria-Geral da Justiça, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ministério Público e Defensoria Pública. A presidente do TJMA ressaltou que a campanha tem a finalidade de mudar o foco de abordagem, passando a falar de paz para combater a violência contra a mulher. “A ideia é chamar atenção para a questão da violência e agilizar os processos, mas o trabalho não deve se limitar a uma semana e deve começar desde já”, frisou.
Prioridade – A desembargadora pediu o empenho dos juízes para priorizarem a realização de júris, audiências e julgamentos de processos que envolvam violência doméstica e familiar, assim como outros conflitos de interesse da mulher, como guarda judicial, divórcios, execuções e alimentos, entre outros. Um levantamento deverá ser realizado para definição do acervo de cada unidade em relação aos processos envolvendo a matéria. Após a semana, relatórios deverão ser elaborados para informar os resultados alcançados.
Participaram da reunião os juízes Nelson Moraes Rego (Vara da Mulher); Joseane Bezerra (3ª Vara da Família); Cristiane Ferraz (4ª Vara da Família); Airton Aires (1ª Vara da Família); Antonio José Vieira (6ª Vara da Família); Júlio César Prazeres (Coordenadoria da Mulher); Socorro Carneiro; Kátia Coelho Dias (3ª Vara do Tribunal do Júri); José Ribamar Heluy (4ª Vara do Tribunal do Júri); Osmar Gomes (diretor Fórum Des. Sarney); Jaqueline Caracas (Paço do Lumiar); Joelma Santos (Paço do Lumiar); Vanessa Clementino (Paço do Lumiar); Rafaela Saif (Raposa) e José Nilo Ribeiro (auxiliar da Presidência), além do diretor-geral do TJMA, Hebert Leite.
Fonte: TJMA