O presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), desembargador Sérgio Bizzotto Pessoa de Mendonça, solicitou aos diretores de fóruns e demais juízes que façam um levantamento nos próximos 30 dias de processos, documentos e objetos que tenham valor histórico para a Justiça capixaba em cada comarca do estado. O pedido tem o objetivo de descobrir material importante para o acervo do Espaço de Memória do Judiciário, que será inaugurado no prédio do tribunal, na Enseada do Suá, em Vitória.A implantação do Espaço de Memória atende ao Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e está sendo organizado pela Coordenação de Gestão da Informação Documental do TJES. De acordo com o coordenador Fabio Buaiz de Lima, a previsão é que a inauguração do Espaço ocorra ainda este ano.
A manutenção da memória do Poder Judiciário é uma ação de responsabilidade social do TJES e está aberta à colaboração de todos os cidadãos – especialmente magistrados aposentados, advogados e servidores – que possam e desejam contribuir.
As listas com os documentos e objetos que podem integrar o Espaço de Memória devem ser enviadas pelo e-mail memoria-pjes@tjes.jus.br. Este endereço de e-mail está protegido contra spambots, portanto, é preciso habilitar o JavaScript para visualizá-lo. Após a chegada das listas, o pessoal da Coordenadoria fará visitas para selecionar e recolher os materiais.
Fonte: TJES