O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) realizou, na terça e na quarta-feira (7 e 8/5), um curso de atualização e aperfeiçoamento para sete servidores do Juizado do Aeroporto Internacional de Brasília que irão atuar na Copa das Confederações. O curso foi acompanhado pelo juiz Wagner Pessoa, responsável pelo juizado.
Com um total de 16 horas aula, o curso foi ministrado por instrutores do TJDFT que também são professores da Escola Nacional de Mediação e Conciliação. Em 6 de maio, os mesmos instrutores ministraram o curso para os prepostos das companhias aéreas, na Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamentos de Magistrados (Enfam).
Por meio da Escola de Administração Judiciária e em parceria com o Núcleo Permanente de Mediação e Conciliação, o TJDFT oferece cursos regulares de mediação e conciliação, motivo pelo qual já conta com grande número de conciliadores treinados para atuar em eventos como a Copa das Confederações. Devido à experiência adquirida, os conciliadores responsáveis pela supervisão do trabalho nos juizados especiais vão atuar no Juizado do Torcedor.
Resolução – A Segunda Vice-Presidência, responsável pela atividade de mediação e conciliação no TJDFT, coordena as ações de implementação da Resolução nº 125 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no âmbito do Distrito Federal. A norma dispõe sobre a Política Judiciária Nacional de tratamento adequado dos conflitos de interesse no âmbito do judiciário e prevê, entre outros pontos, a adequada formação e capacitação de servidores, conciliadores e mediadores com competência para atuar nos Juizados Especiais Cíveis e em outras varas.
A Copa das Confederações de 2013 será realizada entre 15 e 30 de junho e Brasília sediará o jogo de abertura entre as seleções do Brasil e do Japão, marcado para as 16 horas do dia 15, no Estádio Nacional Mané Garrincha.
Fonte: TJDFT