Tribunal de Justiça do Piauí adquire Sala-Cofre

Compartilhe

Foi assinado na manhã da última quinta-feira (26/4)  o contrato para instalação da primeira Sala-Cofre do Estado do Piauí, que será instalada no subsolo do prédio sede na Secretaria de Tecnologia da Informática e Comunicação – STIC do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJPI). Adquirida através de pregão eletrônico realizado pelo Tribunal de Contas do Estado do Piauí – TCE, a compra conjunta com aquela Corte de Contas trará para o Estado a segurança nos dados que a nova era de virtualização de processos exige.

Atualmente, somente nos Juizados Especiais do Piauí, existem mais de 110.000 ações que só existem de forma virtual e este número cresce diariamente, principalmente com a ampliação dos sistemas próprios do Tribunal, que se utilizam não mais de papel mas sim de processos virtuais, gerando maior celeridade processual e aumentando o acesso às partes envolvidas.

Desta forma, o Tribunal de Justiça do Piauí, preocupado com a disponibilidade e integridade destas informações que lhe são confiadas nos processos judiciais, resolveu pela aquisição de uma Sala-cofre. Após estudos sobre os diferentes níveis de segurança para o ambiente de Datacenter disponíveis no mercado, o TJPI optou pela aquisição de uma sala-cofre certificada pela ABNT, que representa hoje o mais alto grau de segurança previsto para esse tipo de instalação através das normas ABNT NBR 15247 e EN 1047-2.

Esta escolha baseou-se, principalmente, na criticidade das informações dos processos virtuais atuais e futuros, como também visando uma maior disponibilidade dos serviços de TIC do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí e, desta forma, uma melhora na qualidade dos serviços prestados às partes, advogados e magistrados.

A Sala-Cofre é um ambiente estanque, testado e certificado, que protege o Datacenter, local de armazenamento de informações e documentos importantes, contra fogo, calor, umidade, gases corrosivos, fumaça, água, roubo, arrombamento, acesso indevido, sabotagem, impacto, pó, explosão, magnetismo e armas de fogo.

No TJPI a Sala terá 26 m² e contará com geradores e nobreaks para evitar a interrupção dos sistemas com relação à falta de energia e problemas externos. Climatizadores de precisão, que funcionam de forma alternada, manterão a temperatura e humidade em níveis próprios para os equipamentos ali instalados. A Sala contará com alto nível de segurança através de monitoramento de vídeo, sensores e controle de acesso biométrico por leitura digital.

A estrutura da Sala é autoportante, constituída de painéis de paredes, teto, elemento de fundo e estrutura auxiliar interna (vigas e pilares), além de ser desmontável, realocável e expansível a qualquer momento, com um mínimo de interferência no ambiente de trabalho. O início da montagem da Sala-Cofre terá início previsto para aproximadamente 15 dias após assinatura do contrato.

Do TJPI