AC: Tribunal treina equipe para auditoria de funcionamento da urna eletrônica

Você está visualizando atualmente AC: Tribunal treina equipe para auditoria de funcionamento da urna eletrônica
Foto: TRE-AC
Compartilhe

O Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) realizou, no dia 29 de outubro, o treinamento dos auxiliares que irão atuar na auditoria de funcionamento das urnas eletrônicas no dia da eleição (15/11). Ao todo, 48 auxiliares e quatro membros da Comissão da Auditoria participaram do treinamento, cuja finalidade foi orientar e qualificar os participantes para a correta execução dos procedimentos de avaliação da confiabilidade da votação eletrônica, atividade que propiciará maior segurança e transparência ao processo eleitoral.

Em razão da pandemia do Covid-19, e como medida de prevenção de seu contágio, os auxiliares foram divididos em duas turmas, que receberam o treinamento em horários diferenciados. Os auxiliares serão os responsáveis pelos procedimentos operacionais de digitação do voto na urna eletrônica e no computador, habilitação do voto no terminal do eleitor, culminando com a conferência para verificar se o quantitativo de votos registrados aos candidatos na urna eletrônica são os mesmos que constam das cédulas inseridas nas urnas de lona e que foram digitados no computador.

Fiscais de partidos, OAB, Ministério Público e a sociedade em geral são convidados a acompanhar todos os procedimentos. A auditoria é regulamentada pela Resolução TSE nº 23.603/2019, alterada pela Resolução TSE nº 23.624/2020.

Um dia antes da votação, no dia 14 de novembro, será realizado o sorteio das urnas eletrônicas que serão objeto da avaliação pela auditoria. Todas as urnas eletrônicas que já se encontram preparadas para serem utilizadas no dia da eleição podem ser selecionadas através do sorteio.

Seis urnas, no total, serão sorteadas, três das quais serão auditadas no Auditório do Ministério Público estadual, localizado na Rua Quintino Bocaiuva, nº 385, no Centro de Rio Branco (AC), em um ambiente controlado por câmeras e auditores, no horário das 7h às 17h do dia da votação, 15 de novembro. Outras três serão auditadas nas próprias seções eleitorais, com o procedimento de verificação da autenticidade e integridade dos sistemas.

Fonte: TRE-AC