Tribunal do piauiense adere à campanha Outubro Rosa

Compartilhe

O Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região (TRT-PI) aderiu à campanha Outubro Rosa, de prevenção do câncer de mama. O prédio da sede está iluminado de rosa desde a última quarta-feira (8/10) para reforçar a campanha e despertar a atenção das mulheres para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. A medida faz parte da política socioambiental do TRT-PI.

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Seu início se deu nos Estados Unidos, onde vários estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e à mamografia em outubro. Posteriormente, com a aprovação do Congresso Americano, outubro se tornou o mês da prevenção do câncer de mama nos EUA.

Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) mostram que o câncer de mama é o que mais acomete mulheres no mundo, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é relativamente bom.

No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados. O Inca estima que em 2014 sejam diagnosticados mais de 57 mil casos de câncer de mama.

Fonte: TRT-PI