O presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, Divoncir Schreiner Maran, recebeu, na manhã desta terça-feira (17), o reitor da Universidade Federal de MS, Marcelo Augusto Santos Turine, e uma comissão de professores doutores do curso de Computação para a discussão de formalização de uma parceria pioneira entre as instituições no desenvolvimento de novas tecnologias.
No encontro, ficou definido que será firmado um termo de cooperação entre o Tribunal de Justiça e a UFMS, por meio da Faculdade de Computação (Facom), para que sejam desenvolvidas tecnologias de ponta, como a inteligência artificial, que visem auxiliar o serviço judiciário para uso, em especial, nos gabinetes dos magistrados.
A cooperação será a primeira do seu tipo realizada no país, entre uma universidade federal e um Órgão do Poder Judiciário, e segue a linha de grandes faculdade dos Estados Unidos e da Europa, onde é comum a prestação de serviços entre as instituições de ensino e Órgãos Públicos.
Com a parceria, a Faculdade de Computação da UFMS, por meio de seus programas de mestrado e doutorado, criará linhas de pesquisa específicas para resolver demandas do Judiciário que utilizem conceitos de inteligência artificial para auxiliar o magistrado, propiciando ainda mais agilidade nos gabinetes.
Em um próximo momento será formalizado o termo de cooperação com a assinatura da minuta entre as partes, e, a partir daí, poderão ter início efetivamente as atividades. Também participaram da reunião o juiz auxiliar da Presidência, Flávio Saad Peron, e o diretor da Secretaria de Tecnologia da Informação do TJMS, Marcos Paulo Moro.
Fonte: TJMS