Tribunal entrega armas da 2ª Guerra Mundial ao Exército em Roraima

Você está visualizando atualmente Tribunal entrega armas da 2ª Guerra Mundial ao Exército em Roraima

Consideradas históricas, duas armas foram entregues ao Exército pela Justiça de Roraima. A diretora do Fórum Criminal Ministro Evandro Lins e Silva, Graciete Sotto Mayor, fez a entrega na quinta-feira (7/7). A primeira é da marca Luger, calibre 9mm, de origem alemã e fabricada em 1940. A segunda é da marca Colt, calibre 45, de origem americana e fabricada em 1937.

Em maio deste ano, o Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) encaminhou aproximadamente 350 itens, entre armas e munições, ao Exército Brasileiro para destruição, observando o disposto na Resolução 134/2011 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Entre eles, estava a pistola alemã. “Assim que os militares a viram, perceberam sua importância histórica e nos enviaram um expediente solicitando a doação para que seja catalogada e exposta no museu da instituição militar em Roraima, o que foi prontamente atendido”, afirmou Graciete.

Já a Colt 45 pertence ao Exército e já seria automaticamente devolvida, conforme artigo 1º,  parágrafo 2º, da Resolução 134/2011. “Caso a arma apreendida ou a munição seja de propriedade da Polícia Civil ou Militar, ou das Forças Armadas, será restituída à corporação após a elaboração do respectivo laudo pericial”, prevê a norma.

De acordo com o capitão Mota, ambos os artefatos foram utilizados na 2ª Guerra Mundial, sendo que a Colt 45 foi usada pelos “pracinhas” brasileiros e a Luge 9mm, pelas forças alemãs. “As duas têm relevância histórica para nossa corporação. Vamos fazer um trabalho de limpeza e restauração e expô-las em nosso Espaço Memória para que os novos militares e a comunidade em geral possam apreciar e, quem sabe, se interessar um pouco mais pela história do Brasil e do mundo”, disse o militar.

Fonte: TJRR