Um projeto elaborado pelo Departamento de Engenharia, Arquitetura e Manutenção (Deam) do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) foi uma das duas propostas selecionadas pela Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) por meio de chamada pública. Ao todo, 10 projetos foram apresentados para receber investimento. A CEEE, assim como outras concessionárias e permissionárias de serviços públicos de distribuição de energia elétrica, deve aplicar, no mínimo, 0,5% da receita operacional líquida anual em programas de eficiência energética, por determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
O projeto apresentado pela equipe do TJRS destina-se a modificar o sistema de iluminação do prédio do tribunal. As lâmpadas de todo o prédio serão trocadas por lâmpadas de LED, que consomem menos energia do que incandescentes ou fluorescentes. O investimento será de R$ 1,5 milhão.
Além da troca ser paga pela CEEE, a corte terá benefício com redução de consumo de energia, menores custos de manutenção e melhoria na qualidade da iluminação. “Estima-se a redução do consumo em 667MWh/ano, o que equivale a R$ 222 mil ao ano”, adiantou o diretor do Deam, Alcimar Andrade Arrais.
Fonte: TJRS