Tribunal lança ferramenta para acompanhar cumprimento de metas

Compartilhe

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) lançou, na semana passada, uma ferramenta que permite o acompanhamento do cumprimento das metas nacionais do Judiciário por unidade. O TJPE Metas pode ser acessado por qualquer magistrado ou servidor pela intranet do portal. Trata-se de uma importante ferramenta da gestão voltada para o alcance de resultados que vem sendo realizada pelo presidente do tribunal, desembargador Frederico Neves.

O TJPE Metas é resultado do trabalho das equipes de Parametrização das Metas da Presidência e da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do Tribunal (Setic). Nessa primeira versão, a ferramenta traz dados de todas as varas de 1ª, 2ª e 3ª entrâncias relativos às metas 1, 2, 4 e 6, além da taxa de congestionamento. O objetivo é permitir que os magistrados e servidores tenham acesso às informações necessárias para um melhor gerenciamento de suas unidades.

Posteriormente, o TJPE Metas contemplará informações sobre a Meta Enasp, o 2º grau de jurisdição e os Juizados Especiais. Segundo o presidente do tribunal, desembargador Frederico Neves, a criação da ferramenta proporciona aos integrantes do Poder Judiciário uma visão completa da Justiça estadual, fornecendo um diagnóstico das unidades jurisdicionais de forma individualizada.

Serviço melhor – “A primeira etapa da implantação prioriza o 1º grau de jurisdição porque é onde está concentrado o maior número de processos. Agora, é possível que os juízes e servidores tenham um retrato completo de suas unidades, identificando eventuais problemas e traçando estratégias para aprimorar o desempenho. Nosso objetivo é aperfeiçoar a atuação do TJPE e fornecer uma prestação de serviço melhor à população”, ressaltou.

Para o gestor de metas do TJPE, desembargador Mauro Alencar, a ferramenta vai ajudar no controle de cada unidade. “O magistrado e o servidor agora têm um acesso fácil e rápido a uma série de informações, tudo compilado em um único espaço. Além dos percentuais de cumprimento das metas, ainda é possível extrair as listas dos processos pendentes de julgamento”, explicou. O gestor da Meta Enasp, desembargador Alexandre Assunção, afirmou que a ferramenta deverá revolucionar a gestão de processos no TJPE. “Com certeza, vai ajudar muito os gestores”, avaliou.

Último movimento – O TJPE Metas é atualizado diariamente. Traz informações referentes ao estoque inicial de processos alcançados pelas metas e quantitativos de julgados e pendentes de julgamento. Além do número processual, a lista de feitos pendentes de julgamento disponibiliza dados sobre o último movimento registrado e a data em que foi realizado. As informações podem, ainda, ser exportadas para planilhas de Excel.

O lançamento ocorreu no gabinete da Presidência do TJPE. Participaram também da solenidade os juízes assessores especiais Eduardo Guilliod e Mariana Vargas, o diretor do Foro do Recife, juiz Saulo Fabianne, e as equipes de Parametrização de Metas e da Setic, coordenada por Juliana Neiva.

Fonte: TJPE