Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região implanta atendimento no Balcão Virtual

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Arte: TRT8
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As Secretarias Virtuais, implantadas pelo Tribunal Regional do Trabalho da 8ª região (TRT8) durante a pandemia para atender à sociedade amapaense e paraense, passaram a ser denominadas Balcão Virtual. É por meio desse serviço que é feito atendimento remoto de partes, representantes e outras pessoas interessadas em processos que tramitam no TRT8, evitando o contato presencial.

A regulamentação do Balcão Virtual no Tribunal ocorreu em março, durante sessão do Tribunal Pleno, e implantou o uso da ferramenta nas unidades judiciárias de 1º e 2º graus do Pará e Amapá. A plataforma de videoconferência funciona de forma similar ao balcão de atendimento presencial e torna ainda mais ágil o atendimento ao público em geral, que agora tem acesso remoto imediato aos serviços do TRT8, sendo direcionado ao setor de atendimento de cada unidade judiciária.

Atendimento virtual

Na 10ª Vara do Trabalho de Belém (PA), o servidor Paulo Gama Alves é um dos que atuam no atendimento ao público externo. Diariamente, de 8h às 13h, ele atende as demandas de advogados, advogadas e outras pessoas. As informações sobre processos que tramitam no PJe são fornecidas por telefone, link de atendimento e WhatsApp.

O atendimento virtual é uma consequência da pandemia, mas foi assim que a Justiça do Trabalho continuou atuando. “Nós estávamos atendendo presencial os processos físicos, mas obedecendo uma escala, ou seja, a cada dia um servidor se deslocava até a VT para prestar o atendimento físico. Mas, com o lockdown, veio o atendimento virtual, que é mais seguro para todos”, conta o servidor.

A 17ª Vara do Trabalho de Belém é pioneira no uso da tecnologia e do atendimento virtual. E 100% dos seus processos tramitam pelo PJe. Lá, cinco servidores e servidoras fazem o atendimento no “Balcão Virtual”, em escala de revezamento.

A servidora Juliete Albino Viana destaca a importância e praticidade desse canal virtual. “Os usuários podem tirar dúvidas e se comunicar diretamente com os servidores e magistrados. Hoje, preferimos o atendimento virtual do que ligações ou e-mails, pois a questão já é respondida de imediato, e a parte ou advogado já sai mais satisfeito com a resolução da pendência ou dúvida. Nas notificações iniciais já estamos colocando também, além do e-mail e telefone, o link da sala de atendimento virtual, para que as partes que não tenham advogado possam acessar, para tirar dúvidas.”

O Balcão Virtual funciona nos dias úteis forenses, sempre de segunda a sexta, de 8h às 13h. As unidades designam um servidor para fazer esse atendimento das demandas que chegam de forma remota. Para ser atendida, a pessoa deve acessar o link na agenda de contatos ou nos dados das Varas do Trabalho disponíveis no Portal do TRT8.

A pessoa não precisa adquirir qualquer ferramenta para ter acesso ao atendimento, basta apenas baixar o aplicativo Google Meet, que está disponível na internet.

Assista ao vídeo com o passo a passo para acessar o Balcão Virtual

Fonte: TRT8