Tribunal terá encontro nacional de núcleos de conciliação trabalhista

Você está visualizando atualmente Tribunal terá encontro nacional de núcleos de conciliação trabalhista
Compartilhe

O Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso (TRT-MT) realiza esta semana, entre os dias 3 e 5 de setembro, o Encontro Nacional dos Núcleos de Conciliação da Justiça do Trabalho. O evento reunirá magistrados e servidores ligados aos Núcleos de Conciliação de TRTs de todo o país. Com sede na Estância Ecológica Sesc Pantanal, em Poconé, o encontro terá palestras temáticas e troca de experiências e boas práticas entre os participantes.

De acordo com a coordenadora da Secretaria Judiciária de Apoio à Execução e Solução de Conflitos (Sejaesc) do TRT mato-grossense, Twigy Borges, o objetivo do encontro é difundir a cultura de conciliação em âmbito nacional, bem como promover o intercâmbio de experiências entre os Tribunais do Trabalho do país. Mato Grosso irá apresentar aos outros 23 TRTs brasileiros o apoio que a Sejaesc oferece às varas no interior para realizar as conciliações. “Entendemos que essa discussão é muito promissora, pois a conciliação diminui o número de processos, resolve os conflitos de maneira mais rápida e busca a melhor solução para todos”, avalia a coordenadora.

Na quinta-feira (3/9), os participantes farão o credenciamento às 20h e serão recebidos com um jantar de boas-vindas. Na sexta (4/9), às 8h30, o presidente do TRT-MT, desembargador Edson Bueno de Souza, abrirá o encontro. Na sequência, os participantes terão palestras com o ministro Douglas Alencar, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), o advogado João Paulo Moreschi e a desembargadora do TRT de São Paulo Regina Dubugras, além de assistir a debates com os representantes de núcleos de conciliação.

O sábado (5/9) será reservado para a discussão e a apresentação de boas práticas de conciliação dos regionais. A troca de experiências irá possibilitar aos tribunais um momento de reflexão para pensar meios de difundir e melhorar a prática da conciliação pelo país.

Fonte: TRT23