TRT da 15ª abre com palestra semana voltada à conciliação

Compartilhe

Com uma palestra da juíza do trabalho e professora Adriana Goulart de Sena, no dia 7 de dezembro próximo, às 9h, será aberta na sede do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 15ª Região, em Campinas, uma semana de atividades de apoio ao Movimento pela Conciliação, que tem como tema "Conciliar é Legal".

Os eventos da 15ª Região são iniciativa do Tribunal e da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª Região (Amatra XV) e têm como objetivo contribuir com a campanha lançada pela presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Ellen Gracie.

O movimento visa, através da cultura da conciliação, à mudança de comportamento dos agentes da Justiça, de todos os seus usuários, dos operadores do Direito e da sociedade. Além disso, pretende-se mudar comportamentos e induzir a sociedade à cultura de que um entendimento entre as partes é sempre o melhor caminho para o encerramento de um processo jurídico, com benefício para todos. O dia 8 de dezembro será o ápice da campanha em todo o País.

Palestra

A juíza Adriana atua na Justiça do Trabalho da 3ª Região (MG) e leciona Técnica de Juízo Conciliatório na Escola Nacional da Magistratura (Enamat).

Também é professora de Direito do Trabalho e Processo Trabalhista na Univesidade Federal de Minas Gerais, além de integrar o Conselho Consultivo da Escola Judicial da 3ª Região. O edifício-sede do TRT fica na Rua Barão de Jaguara, 901, no centro de Campinas. A exposição acontecerá no Auditório Ministro Coqueijo Costa, no 1º andar e será aberta ao público.

Além do evento de abertura, até o dia 14 de dezembro, durante as audiências e atividades diárias das Varas do Trabalho, será dada ainda maior ênfase à conciliação. O movimento também ganhará visibilidade no 2º grau do Judiciário Trabalhista. Na sala de audiências da Sessão de Dissídios Coletivos (SDC), acontecerão as já costumeiras tentativas de conciliação em ações relacionadas a greves nos dias 7 e 12 de dezembro. Os trabalhos serão conduzidos, respectivamente, pelo atual vice-presidente do Tribunal, juiz Antônio Miguel Pereira, e pelo juiz Luiz Carlos de Araújo, que tomará posse como presidente do TRT no dia 11 de dezembro próximo. A Justiça do Trabalho na área jurisdicionada pela 15ª Região tem conseguido promover acordos em cerca de 45% dos processos que dão entrada na 1ª instância.

Coletiva

Após a palestra, os presidentes do TRT, juiz Laurival Ribeiro da Silva Filho, e da Amatra XV, juiz Firmino Alves Lima, concedem entrevista coletiva, também na sede da Corte Trabalhista, prevista para as 11h. O evento servirá ainda para a divulgação de pesquisa sobre conciliação, realizada pela Amatra XV entre os juízes da 15ª Região, que abrange 95% do Estado e tem sob sua jurisdição cerca de 20 milhões de habitantes do Interior e dos litorais Norte e Sul de São Paulo.