TRT da Paraíba começa a executar metas para os próximos cinco anos

Compartilhe

O Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba está começando o ano de 2010 promovendo as ações definidas no planejamento estratégico da Instituição, com o objetivo de atingir as metas programadas para os próximos cinco anos. Durante a elaboração do Planejamento Estratégico, servidores e magistrados concluíram o mapa estratégico, com a definição de todas as ações necessárias para atingir as metas planejadas. O TRT da Paraíba definiu como meta principal até 2014, ser referência na promoção da Justiça e obter o reconhecimento da sociedade.

 

Para isso diversas ações serão implementadas com a finalidade de melhorar os trâmites processuais, garantir melhor qualidade no atendimento ao público, aprimorar o cumprimento das decisões, padronizar procedimentos de trabalho, ampliar as parcerias, estimular a gestão por competência, intensificar os programas e disseminar a cultura da responsabilidade sócio-ambiental, entre outros itens.

Entre as metas definidas no planejamento estratégico estão: aumentar para 80% o nível de satisfação dos usuários, implementar o processo eletrônico em todas as varas do trabalho do estado, reduzir em 30% o índice de congestionamento na fase de execução dos processos, intensificar os programas de responsabilidade social, promover a inclusão e aumentar o número de ações de preservação ambiental.

Desafio– Segundo o presidente do TRT, desembargador Edvaldo de Andrade, o ano começa com o desafio dos servidores de fazer sempre o melhor. “Desejava promover o planejamento estratégico. No plano de gestão que apresentei ao assumir a presidência do tribunal já constava a meta de elaborar este planejamento. Vamos analisar periodicamente o desenvolvimento e a execução das ações com o objetivo de simplificar e agilizar as rotinas para atingir um melhor desempenho”, disse.

O assessor de Gestão Estratégica do TRT, Samuel Norat, ressaltou que todos os esforços serão feitos para garantir que as unidades do Regional paraibano contribuam para a concretização das metas planejadas. “Começamos o ano empolgados em realizar o melhor para cumprir o que definimos no Planejamento Estratégico”, afirmou Norat.

O trabalho dos gestores, magistrados e servidores seguirá o Mapa Estratégico definido no Planejamento Estratégico. Ele resume os objetivos, as metas e, sobretudo, as ações que serão necessárias, além do acompanhamento da evolução dos objetivos traçados.

O Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba foi a primeira instituição do Judiciário paraibano a ter aprovado pelo Tribunal Pleno seu plano de gestão estratégica até 2014. A aprovação, por unanimidade, aconteceu durante a última sessão administrativa de 2009. O Plano de Gestão Estratégica foi elaborado durante o Fórum de Gestão Estratégica e reuniu magistrados e servidores que se dividiram em oficinas de temas definidos durante o último mês de novembro. O Plano definiu os objetivos, as metas e ações do TRT para os anos de 2010 a 2014 e atendeu a Resolução nº 70 do Conselho Nacional de Justiça – CNJ. 

Fonte: TRT da Paraíba