TRT de Sergipe é o 1º do País a ter o PJe-JT implantado em 100% das varas

Compartilhe

O Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (Sergipe) é o primeiro do Brasil a funcionar com o Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT) em 100% das unidades. Com a instalação do sistema eletrônico na Vara do Trabalho de Nossa Senhora da Glória, na última quarta-feira (12/12) a expansão do PJe-JT foi levada a todo o estado sergipano, passando a funcionar totalmente de forma eletrônica.

O papel não será mais usado para a tramitação dos próximos processos trabalhistas que forem iniciados, a partir de agora. Todas as novas ações serão realizadas virtualmente, por meio do PJe-JT. “Um marco importante acaba de acontecer na Justiça do Trabalho de Sergipe. Há uma revolução que é acabar com o uso do papel e trabalhar de um novo jeito, eletronicamente. Com a instalação nesta unidade, distante 113 km da capital, atingimos 100% do PJe em todo o estado. Temos certeza de que o sistema terá um funcionamento de sucesso, como está sendo em Aracaju”, comemora o presidente do TRT-SE, desembargador Jorge Antônio Andrade Cardoso, durante o discurso da solenidade.  

 
Dentre as vantagens trazidas com o introdução do sistema nas atividades jurisdicionais está a maior rapidez com que os processos serão conduzidos. “Com a chegada do PJe-JT na Vara de Glória e em todo o Estado a celeridade será ainda maior. Se com os processos físicos a unidade já é a mais célere que todas as outras, com o PJe-JT será ainda mais”, ressalta o advogado José Augusto de Oliveira, responsável por ajuizar a primeira ação trabalhista, via PJe, em Glória.
 
Depois de ter o novo sistema implantado em sua totalidade nas 15 varas existentes – distribuídas nos municípios de Aracaju, Estância, Propriá, Lagarto, Itabaiana, Maruim e Nossa Senhora da Glória –, e também em 2º grau no tribunal, a 20ª Região cumpre com margem de folga a meta de instalar o PJe-JT em 10% das Varas do Trabalho, estipulada para 2012, e ainda superou a meta de 2013: expandir o processo eletrônico para até 40% das unidades de primeira instância.
 
O juiz titular da Vara de Glória, José Augusto do Nascimento, parabenizou a exitosa administração do atual desembargador presidente e em especial pela introdução pioneira do sistema. “Parabenizo o desembargador Jorge Cardoso pela excelente gestão, cumprindo as metas de implantação de 100% do PJe. E também a toda a equipe que compõe a vara, já que com o novo sistema a responsabilidade aumenta para cumprir com todos os prazos”, disse.
 
Totalidade – O Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho começou a ser introduzido no TRT de Sergipe em julho deste ano, inicialmente nas 6ª, 7ª, 8ª e 9ª Varas de Aracaju, onde as duas últimas foram instaladas já com o PJe funcionando. Na ocasião, o presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro João Oreste Dalazen, enfatizou os novos desafios que viriam e lembrou da conquista realizada na época de comemoração dos 20 anos de instalação do TRT em Sergipe.
 
Em agosto, o novo sistema foi levado para as 1ª, 2ª, 3ª, 4ª e 5ª Varas de Aracaju, tornando a capital sergipana como a primeira do país a ter o PJe-JT em 100 % de funcionamento nas nove varas. Depois de executado com sucesso na capital, o novo sistema começou a ser levado para as seis unidades do interior. E com a implantação na Vara de Nossa Senhora da Glória, em 12 de dezembro, o TRT de Sergipe alcançou a marca de ter o PJe-JT em 100% das varas trabalhistas do Estado e em 2ª grau, no tribunal.

Do TRT-20