TRT-ES abre as janelas para um futuro melhor

Compartilhe

A Comissão de Gestão Ambiental do TRT-ES lançou, no último dia 7 de junho, a campanha Janelas Abertas para um Futuro Melhor. De cunho voluntário, a campanha pretende conscientizar todos os setores do Tribunal para que abram as janelas por uma hora no final do expediente, ou seja, de 18h às 19h. Com o uso da ventilação natural, vai ser possível economizar energia e melhorar a qualidade do ar nos locais de trabalho.

Com a proximidade do início do inverno, várias cidades do Espírito Santo já apresentam baixas temperaturas, com mínimas variando entre 10 e 18 graus. Ao desligar o ar condicionado no fim da tarde, os servidores vão contribuir para melhorar a qualidade do ar no local de trabalho, diminuindo a possibilidade de disseminação de doenças respiratórias comuns nessa época. Outro benefício é a redução do consumo de energia.

Um aparelho de ar condicionado de 18 mil BTUs, ligado 7 horas por dia, consome 323,4 KW/h. Considerando-se um custo R$ 0,47 por KW/h, teríamos o desembolso de R$ 151,99 por aparelho. Além da questão financeira, há ainda questões socioambientais. Quanto mais cresce o consumo de energia, maior é a necessidade de se construir uma nova usina hidroelétrica e, consequentemente, mais pessoas e ecossistemas podem vir a ser afetados pelas ações necessárias ao novo empreendimento.

 

Fonte: TRT-ES