TRT-ES espera 90 mil eleitores para movimentação de títulos

Compartilhe

O Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TER-ES) já está preparado para a grande movimentação de títulos eleitorais e alistamento de novos eleitores que deve acontecer até nove de maio, data em que termina o prazo para o fechamento de cadastro dos eleitores, conforme o calendário da Justiça Eleitoral brasileira. A expectativa do TRE-ES é que 90 mil eleitores procurem as Zonas Eleitorais do Estado.

O Tribunal fez um levantamento sobre a evolução do cadastro nos últimos anos e chegou a esse número. Com a perspectiva desse grande fluxo eleitoral, o TRE-ES faz um apelo aos eleitores para que não deixem para a última hora qualquer alteração que for preciso fazer no cadastro eleitoral e também aos jovens, que ainda irão tirar o título para a primeira eleição.

Os cartórios eleitorais estão preparados para esta volumosa movimentação, mas o atendimento pode ser muito mais rápido, desde que o eleitor procure o cartório o quanto antes. O TRE-ES faz este apelo para evitar as grandes filas que se formam por conta daqueles que deixam para regularizar o título ou fazer o alistamento na última hora. Atualmente, no Estado, são 55 Zonas Eleitorais, mas até março serão 58 ZE, com a instalação das novas Zonas em Vitória, Serra e Vila Velha.

A terceira ZE de Cariacica ainda não tem data para ser instalada. Para os que vão fazer o alistamento, ou melhor, tirar o primeiro título de eleitor, basta procurar o cartório eleitoral mais próximo de sua residência, portando documento oficial com foto e comprovante de residência. Pode se alistar o cidadão que tiver 16 anos completos até o dia da eleição, que este ano está marcada para o dia 7 de outubro.

O eleitor que mudou de município, estado ou país e vai requerer a transferência de domicílio, deve comparecer ao cartório mais próximo da nova residência munido do comprovante de quitação com a Justiça Eleitoral, documento oficial de identidade – com foto – e comprovante de residência (conta de água, luz, telefone, etc) que ateste o mínimo de três meses no novo domicílio. Esse eleitor também tem que ter o intervalo de no mínimo um ano entre a última movimentação ou transferência.

Aquele eleitor que desejar apenas alterar seus dados pessoais, ou local de votação, sem mudança de município, deve pedir uma revisão. Esse também deve procurar o cartório mais próximo com o título de eleitor, se possuir, comprovante de residência, documento oficial de identificação, com foto, certidão de casamento, se for o caso de mudança de nome.

Os que vão requerer a segunda via, devem procurar, preferencialmente, o cartório da ZE onde estão inscritos com documento de identidade com foto e devem estar quites com a Justiça Eleitoral. Todas as informações necessárias o eleitor encontra no endereço eletrônico www.tre-es.jus.br ir no link “serviços ao eleitor”.

Do TRE-ES