O Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão lançou na última terça-feira (1/02) o Projeto Incluir, para ampliar a inclusão de pessoas portadoras de necessidades especiais nos órgãos da Justiça Trabalhista no estado. A cerimônia de lançamento aconteceu no auditório do Fórum Astolfo Serra, com a certificação dos servidores que fizeram o curso de Libras e recepção dos surdos contratados para trabalhar no tribunal e varas trabalhistas.
Foram contratados 18 surdos e dois intérpretes para prestar serviços em unidades do tribunal e varas do trabalho da capital e de Imperatriz. Como parte do Projeto Incluir, servidores do tribunal, que vão recepcionar os surdos contratados, fizeram na semana passada curso sobre Língua Brasileira de Sinais (Libras), ministrado pela pedagoga e especialista em educação especial, Lídia Maria Trinta Arouche, presidente da Associação dos Surdos do Maranhão (Asma), e pelo intérprete de Libras, Alberto da Silva Lima.
A contratação dos surdos é resultado de convênio com a Asma e, de acordo com a associação, o TRT do Maranhão é o primeiro e único parceiro da entidade a promover, em um só tempo, cursos de sinais e contratar portadores de deficiência auditiva, acompanhados de intérpretes que viabilizem sua comunicação.
O Projeto Incluir vai além da contratação dos surdos. Busca garantir a acessibilidade a deficientes auditivos, deficientes visuais, pessoas com problemas de locomoção, idosos e grávidas, e qualquer pessoas que necessite de um atendimento especial.
Fonte: TRT-MA