TRT-SC e TSE já capacitaram mais de 2 milhões de pessoas a distância

Compartilhe

No primeiro dia do 2º Fórum de Educação a Distância do Poder Judiciário, servidores do Poder Judiciário apresentaram casos de sucesso envolvendo educação a distância. A experiência do Tribunal Regional do Trabalho de Santa Catarina (TRT-SC), que tem feito transmissões on-line para seus 1,5 mil servidores, além de cursos por meio de Web Conferência, tem servido de exemplo para os demais tribunais. O TRT já organizou cursos sobre mediação aplicada à conciliação, lançamento do processo administrativo virtual, elaboração de minuta de sentença, dentre outros temas visando à capacitação de seus funcionários. O Fórum acontece na sede do TST, em Brasília, até a próxima sexta-feira (26/11).

De acordo com Sandro Bittencourt, representante do TRT-SC no seminário, o tribunal organiza periodicamente “talk-shows” sobre novidades do Poder Judiciário de interesse dos servidores, abordando, por exemplo, o tema do assédio moral, que passou a ser de competência da Justiça do Trabalho após a Emenda Constitucional 45, de 2004, e a reforma ortografia recém implantada no país. “Como muitos servidores não conheciam o tema, organizamos um banco de perguntas e chamamos um especialista para respondê-las em meio virtual”, diz Bittencourt.

Outra experiência de sucesso foi a iniciativa do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que ministrou cursos virtuais para a capacitação de mais de 2 milhões de mesários para as eleições deste ano. O TSE também capacitou 2,5 mil mesários em 86 países, para auxiliar na votação de cidadãos brasileiros residentes no exterior. “O curso foi uma grande responsabilidade e teve alto impacto no processo eleitoral brasileiro”, diz Thayanne Fonseca, do TSE. O tribunal criou também o site do mesário, para que dúvidas pudessem ser sanadas após o curso, e produziu um vídeo em parceria com a TV Cultura para intensificar o treinamento dos mesários.

Promovido pela Coordenadoria de Gestão de Pessoas do CNJ e pela Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed), o 2º Fórum de Educação a Distância do Poder Judiciário ocorre na sede do Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília, e vai até o dia 26. O Fórum tem a participação de servidores do Judiciário, além de convidados do Legislativo, Executivo e Ministério Público, com o objetivo de difundir a metodologia de Educação a Distância (EaD) como ferramenta de gestão e disseminação do conhecimento. Clique aqui para ver a programação do Fórum.

Luiza de Carvalho
Agência CNJ de Notícias