O TRT de Sergipe realizará o I Seminário de Prevenção de Acidentes de Trabalho, nesta sexta-feira (20/4), a partir das 8h. O evento faz parte das ações locais do tribunal, para realização do programa ‘Trabalho Seguro’, do Tribunal Superior do Trabalho (TST). O seminário, aberto ao público, acontecerá no auditório do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE). As inscrições podem ser feitas através do e-mail ejud@trt20.jus.br.
O desembargador Sebastião Geraldo de Oliveira, do Tribunal Regional do Trabalho de Minas Gerias (TRT-MG), fará a palestra de abertura. O seminário terá um painel sobre ‘Ambiente de Trabalho: Causalidade, repercussões e gestão de risco nas organizações’ com os seguintes participantes: juiz do Trabalho Alexandre Manuel Rodrigues, procurador do Trabalho Luís Fabiano Pereira, auditor do Trabalho Roberto Borges Andrade, procurador Federal Célio Rodrigues da Cruz e Roberto da Costa Barros, representante do Sindicato da Indústria da Construção do Estado de Sergipe (Sinduscon).
O programa de prevenção de acidentes foi lançado em maio de 2011 pelo TST, em parceria com os Regionais Trabalhistas, setor público e com entidades da sociedade civil. O principal objetivo é reverter o cenário de crescimento do número de acidentes de trabalho no Brasil nos últimos anos. Dados da Previdência Social mostram que em 2009 foram registrados 723,5 mil acidentes de trabalho no Brasil, com quase 2,5 mil terminando em mortes.
A segunda etapa das ações em Sergipe inclui a distribuição de cartilhas educativas nos canteiros de obras e nos estabelecimentos das empresas do setor e palestras educativas com profissionais do Judiciário Trabalhista. A desembargadora Graça Melo e o juiz Alexandre Manuel, do TRT de Sergipe, são os gestores locais do programa.
Do TRT-SE