TRT14 inicia revisão técnica do planejamento estratégico para implantação do Sigest

Compartilhe

O Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região iniciou os trabalhos que precedem a revisão técnica do planejamento estratégico do regional, considerados necessários à implantação definitiva do Sistema de Gestão Estratégica da Justiça do Trabalho (Sigest) e apresentado pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) no fim do ano passado para serem seguidos pelos 24 TRTs.

O Sigest é uma ferramenta tecnológica para a medição, monitoramento e análise das estratégias definidas pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho e pelos Tribunais Regionais do Trabalho. De acordo com o presidente do regional, desembargador Ilson Pequeno, a revisão técnica é necessária para que o planejamento estratégico em curso seja monitorado dentro da dinâmica dada pelo sistema, e representa uma importante inovação por se tratar da substituição de controles manuais pelos meios informatizados.

O desembargador destacou ainda que o sistema trará mais transparência e demonstrará a efetividade da gestão, sinalizando aos gestores, em tempo real, quais as ações precisam ser priorizadas pela administração.

O CSJT atuará como gestor do Sigest, cabendo às áreas de planejamento, gestão estratégica e de tecnologia da informação dos tribunais atuarem como gestoras do sistema e do processo de planejamento estratégico institucional e de TI de cada órgão, conforme suas competências, bem como realizarem o monitoramento dos resultados apresentados e da qualidade dos dados inseridos na ferramenta pelas unidades detentoras das informações.

Para atender à recomendação, a Assessoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (APDI) iniciou um conjunto de ações, que envolvem reuniões setoriais, levantamento dos resultados dos indicadores de 2012, revisão técnica do planejamento estratégico e elaboração de norma interna disciplinando o uso da nova ferramenta por magistrados e servidores. O objetivo é que o sistema esteja em pleno funcionamento até o próximo mês de março.

A intenção, segundo Pequeno, é centralizar todas as informações da gestão no Sigest, como metas nacionais e regionais, indicadores estratégicos, táticos e operacionais, projetos para o biênio 2013/2014 e mapas de contribuição das varas do trabalho.

Fonte: TRT-14