TRT/PI capacita juízes para solução pacífica de conflitos

Compartilhe

Os juízes do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região – Piauí (TRT/PI) participam do curso “Soluções de conflitos em uma perspectiva contemporânea” promovido pela Escola Judicial (Ejud) do Tribunal. O encontro aprimorou a competência dos magistrados na solução de conflitos judiciais através de um maior conhecimento das técnicas de conciliação.

 

A palestra foi ministrada pela Juíza Titular da 35ª Vara do Trabalho de Belo Horizonte (MG), Adriana Goulart Sena Orsini, que disponibilizou a experiência dela como Juíza Titular do Trabalho, os conhecimentos acumulados como integrante do Comitê Gestor Nacional da Conciliação no Conselho Nacional de Justiça (CNJ); professora da disciplina Técnicas de Juízo Conciliatório Trabalhista na Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (ENAMAT) do Tribunal Superior do Trabalho (TST); conselheira e professora da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (Belo Horizonte/MG); além de também lecionar no departamento de Direito do Trabalho e Introdução ao Estatuto do Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tendo conquistado na mesma universidade os títulos de mestre e doutora.

A Juíza apresentou aos magistrados do TRT/PI as várias técnicas de conciliação e chamou atenção para a necessidade de uma mudança de mentalidade da sociedade para que procure resolver seus conflitos de forma mais pacífica. Para ela, os juízes precisam se apropriar da cultura do diálogo e incentivar as partes envolvidas nos litígios busquem caminhos que eliminem os conflitos.  

O curso se caracterizou por trocas de experiências e esclarecimentos de dúvidas a respeito das várias alternativas solucionáveis de conflitos trabalhistas. A Juíza do Trabalho Substituta da 3ª Vara do Trabalho de Teresina, Regina Coelli Carvalho, avaliou como positiva a iniciativa do TRT/PI de realizar o curso.

“É importante para os juízes aprofundar os conhecimentos sobre as várias alternativas de resolver os conflitos trabalhistas, e também refletir em conjunto através da troca de experiências com os outros magistrados do tribunal e com as orientações recebidas pela palestrante, aproveitando a sua vasta experiência”, destacou.

O curso ocorreu na sede da Ejud e fez parte dos preparativos para a VII Semana Nacional de Conciliação, que se realizará de 7 a 14 de novembro de 2012.

Do TRT/PI