Tuitaço pelo primeiro título alcança mais de 88 milhões de pessoas

Você está visualizando atualmente Tuitaço pelo primeiro título alcança mais de 88 milhões de pessoas
Compartilhe

A Semana do Jovem Eleitor 2022 ainda não terminou, mas já é possível conhecer alguns dos resultados da mobilização para incentivar jovens de 15 a 18 anos a tirarem o primeiro título de eleitor e votar nas Eleições Gerais de outubro. O tuitaço coordenado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na quarta-feira (16/3) gerou cerca de 6,8 mil tuítes com esse tema que chegaram às telas de mais de 88 milhões de pessoas.

Mais de 4,7 mil usuários e usuárias da rede social participaram da iniciativa, fazendo suas próprias publicações ou retransmitindo as postagens feitas por pessoas a quem seguem. Os perfis da rede social Twitter do TSE, dos Tribunais Regionais Eleitorais, de diversos influenciadores digitais, de organizações da sociedade civil e de instituições públicas, como o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e privadas participaram da ação para conscientizar a juventude sobre a importância de tirar o título de eleitor. A partir das 10h, a rede foi inundada por publicações chamando a atenção para o prazo para se alistar ou mudar o domicílio eleitoral, que se encerra no dia 4 de maio.

Entre os tuítes mais republicados, destaque para o postado no perfil do Tribunal Regional Eleitoral de Tocantins (TRE-TO), seguido pelos dos times Flamengo e Corinthians e do TSE. Até a fanbase do grupo de K-pop BTS entrou no movimento, sendo o quinto tuíte mais repostado. Várias celebridades também emprestaram o seu prestígio e o acesso a jovens para passar adiante a mensagem do alistamento eleitoral dos jovens. Entre elas, os atores Lázaro Ramos, Taís Araújo, Bruna Linzmeyer e Larissa Manoela, além da jornalista Miriam Leitão e do grupo de reggae Natiruts.

Alistamento continua

A Semana do Jovem Eleitor 2022 termina nesta sexta-feira (18/3), mas o alistamento de jovens de 15 anos de idade que terão completado 16 no dia 2 de outubro e de jovens até 18 anos continua até 4 de maio. No dia seguinte, o Cadastro Eleitoral será fechado para a preparação da votação em outubro.

Para tirar o título de eleitor é muito fácil: tudo pode ser feito em casa, por meio da internet, no Portal do TSE. Basta acessar o Autoatendimento do Eleitor, clicar em “Atendimento ao Eleitor”, selecionar “Tirar o 1º Título Eleitoral” e seguir as instruções da página.

Fonte: TSE

Macrodesafio - Fortalecimento da relação interinstitucional do Judiciário com a sociedade