Usuários aprovam atendimento, rapidez e qualidade da Justiça em Pelotas (RS)

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A unanimidade dos usuários dos serviços prestados pelo Segundo Juizado da Primeira Vara Cível de Pelotas, RS, está satisfeita com a receptividade, cortesia, confiabilidade e agilidade do atendimento prestado pela unidade. Quando consultados sobre a tramitação dos processos, a satisfação é de 95% quanto à confiabilidade e qualidade dos atos processuais e de 89% quanto à celeridade e eficiência. Bons índices também foram obtidos relativamente às instalações para o atendimento no Juizado, que contaram com a satisfação da integralidade dos participantes da pesquisa. Os resultados são oriundos de pesquisa de opinião realizada pela equipe de trabalho do Segundo Juizado da Primeira Vara Cível de Pelotas no período de dezembro de 2010 a março de 2011.

Nesse interregno, questionários sem identificação estiveram à disposição dos advogados, estagiários, partes e demais usuários que compareceram à unidade para fins de preenchimento e colocação em urna lacrada existente junto ao átrio do Juizado.

Após informarem ser advogado, estagiário, parte ou pertencer a outra categoria, os usuários tiveram oportunidade de responder a questões concernentes ao atendimento do Juizado, às instalações e à tramitação dos processos verificados na unidade, todas com as alternativas de resposta: muito satisfeito, satisfeito, razoavelmente satisfeito e insatisfeito.

Participaram da pesquisa dezesseis advogados, uma parte e quatro outras pessoas que não identificaram a que categoria pertencem. O objetivo da atividade é orientar ações futuras para o reforço dos pontos positivos e para a elaboração de planejamento estratégico visando à superação das dificuldades assinaladas.

De acordo com Assessor do Juizado, Henrique Alam de Mello de Souza e Silva, “os resultados apresentados indicam que a metodologia de trabalho adotada no Juizado está gerando resultados satisfatórios, porque conta com o engajamento dos servidores e estagiários, que juntamente com o juiz de direito, estão sempre buscando o aperfeiçoamento das atividades, trazendo, para a satisfação dos usuários, celeridade com qualidade e bom atendimento”.

Para a Secretária do Juizado, Ieda Terezinha Morsch, “os bons resultados de qualidade dos serviços prestados pelo Juizado, apontados pela pesquisa de opinião, são resultado da participação, do comprometimento e da responsabilidade de todos”.

Os estagiários Annelise Contin e Luiz Pedro Koch ressaltaram a satisfação de poder participar da construção de todos esses índices que demonstram a satisfação dos usuários da unidade, destacando que o processo de trabalho na unidade em muito acrescentará em suas vidas profissionais.

O magistrado responsável pelo Juizado, Marcelo Malizia Cabral, comemorou: “Esses resultados nos enchem de satisfação porque revelam que atingimos aquilo que sempre perseguimos: a satisfação dos usuários do Judiciário. Todavia, os recebemos com a humildade de quem sabe que ainda há muito a melhorar e com a responsabilidade decorrente do desafio de manter esse padrão de qualidade em nossa atividade”.

O método de trabalho – Desde que instalado, em outubro de 2007, o Segundo Juizado da Primeira Vara Cível de Pelotas está operando com o método de gestão compartilhada.

Todos os membros da equipe de trabalho encontram-se semanalmente para planejar, monitorar, avaliar e readequar rotinas de trabalho. A qualidade de vida dos servidores, estagiários, voluntários e colaboradores também tem sido objeto de investimento, com a realização de atividades visando à sua melhoria.

Além disso, política de estabelecimento de metas de trabalho e de premiação pelo alcance de resultados positivos também constitui estratégia de melhoria na prestação dos serviços ofertados pelo Juizado à comunidade.

O movimento processual – Atualmente com 3.523 processos em tramitação, no período da pesquisa (dez/10 a mar/11), iniciaram no Juizado 600 processos e foram encerrados 648, o que representa um índice de vazão processual de 108%.

Fonte: Foro de Pelotas 2º Juizado da 1ª Vara Cível