Vara da Família de SL realiza 98% de audiências em mutirão

Compartilhe

A 3ª Vara da Família de São Luís realizou 98,2% das audiências marcadas para a segunda-feira (20/5) no mutirão da conciliação do Fórum Desembargador Sarney Costa. Das 56 audiências, em apenas uma as partes não compareceram. Na pauta, foram incluídos processos de divórcio, de reconhecimento e de dissolução de união estável. Houve 37 acordos.

Segundo a juíza titular da 3ª Vara da Família, Joseane de Jesus Corrêa Bezerra, os mutirões existem para fazer a entrega da tutela judicial com mais celeridade. Conforme a magistrada, a conciliação só se dá com o acordo entre as partes, pois, apenas há conciliação quando há paz e diálogo entre os envolvidos.

O advogado José Maria Diniz disse que “o Judiciário está de parabéns; a iniciativa dos mutirões é louvável e deve ter continuidade”. Ele participou do mutirão e afirmou que com a conciliação seu cliente teve o processo resolvido de maneira rápida e eficaz.

Tramitam atualmente na 3ª Vara da Família 929 processos. Os mutirões ocorrem há cerca de dois anos naquela unidade jurisdicional, sendo o segundo em 2013. O objetivo, conforme a juíza, é dar celeridade aos ritos processuais, assim como uma resposta mais rápida e eficiente aos cidadãos que têm processos em andamento na unidade.

Também participaram do mutirão de segunda-feira as promotoras de Justiça Karla Adriane de Farias Vieira e Martha Helena Rabelo Costa, além da defensora pública Mariana Nunes Parente.

Fonte: CGJ-MA