Vara da Infância realiza curso preparatório para adoção

Compartilhe

A Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Boa Vista (Roraima) iniciou na última semana, no Bloco II da Faculdade Cathedral – sala 112, o Curso Preparatório aos Postulantes à Habilitação para Adoção.

O principal objetivo do evento é estimular e incentivar as adoções do tipo tardia, inter-racial, de portadores de necessidades especiais e grupos de irmãos, e contribuir para a redução dos preconceitos, estereótipos e barreiras psicológicas à adoção.

Durante o curso serão realizadas dinâmicas, oficinas, apresentações de vídeo, leituras e reflexões voltadas para a preparação psicossocial e jurídica dos futuros pais. Segundo a coordenadora da equipe interprofissional, Ilda Queiroz, o curso propõe uma “gestação psicológica”, que trabalhe nos participantes os aspectos da afetividade.

O juiz titular da Vara da Infância e da Juventude, Délcio Dias Feu, participou da abertura do evento destacando os aspectos jurídicos do processo de adoção. Ele explicou que um dos principais objetivos do curso é propiciar às pessoas que pretendem adotar, a ideia de que as crianças disponíveis à adoção são aquelas da realidade brasileira: o negro, o índio, o branco e o pardo.

A participação no curso é pré-requisito legal, previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), para quem busca habilitação no cadastro à adoção. As outras três etapas do treinamento serão realizadas nos dias 4, 11 e 18 de outubro, das 9h às 12h.

Do TJRR